COLUNA | Tribal House: selos e gravadoras

Peter Rauhofer (Fonte: Facebook).

Os primeiros contatos que tive com música eletrônica foram através do rádio, na extinta RPC FM (RJ) que na época operava na frequência 100,5. O programa era o RPC Megamix, que depois virou Dance Masters e eu me lembro que os DJs sempre falavam os nomes da músicas com informações bem completas como, quem produziu, quem remixou e, principalmente, a GRAVADORA (SELO). A partir daí, comecei a me interessar e pesquisar bastante.

A tecnologia mudou muito a forma de acesso a música e principalmente a informações sobre ela. Antigamente as ferramentas eram rádios, revistas e era dessa forma que os DJs compravam seus discos.

Os selos (labels em inglês), podem estar associados a grandes gravadoras que criam divisões para apostar em outros estilos musicais (House, Techno, Trance). Além dos selos que lançam suas tracks de forma independente.

Sabe aquele artista ou aquela música que você gosta? Tem uma gravadora por trás que fica responsável por desenvolver, distribuir e promover.

Tratando-se de tribal house, temos uma infinidade de selos que apostaram no segmento e tiveram grandes nomes em seu cast.

Selecionamos alguns com maior relevância no gênero. São eles:

TRIBAL AMERICA

Uma das primeiras gravadoras, quiçá a pioneira, no estilo Tribal House e onde tivemos as primeiras aparições de nomes como: Peter Rauhofer (Club 69), Danny Tenaglia, Junior Vasquez, Eric Kupper, Deep Dish, Oscar Gaetan & Ralph Falcon (Liberty City).

Com o fechamento da Tribal America, surge a TWISTED RECORDS em 1996, que chegou a ser distribuída pela MCA (Universal Music).

Pela Twisted Records foi lançado o álbum de maior sucesso de Oscar G & Ralph Falcon, que nessa época assinavam com Funky Green Dogs e lançaram o smash hit “FIRED UP”.

Oscar G & Ralph Falcon (Funkymix Green Dogs) – Fonte: Discogs.

STAR 69

Fundado em 1999 pelo mestre Peter Rauhofer, tornou-se um dos selos com maior influência para os amantes de Tribal e Progressive House.

Principais artistas: Offer Nissim, Suzanne Palmer, Celeda, Hector Fonseca.

STEREO

Fundada em 1999 pelos DJs Chus, Pablo Ceballos e seu empresário Carlos Caliço, Stereo é o primeiro selo de música eletrônica independente da Espanha.

Chus & Ceballos são os embaixadores do estilo Iberican Sound ritmo que explora bastante grooves e percussões e que surgiu na península ibérica entre Espanha e Portugal.

Principais artistas: David Penn, Carlos Manaça, Marcelo Castelli, Danny Tenaglia, Pete Tha Zouk.

Chus & Ceballos (Fonte: Instagram).

CONGOS/TUMBATA

Sub selos da Pool eMusic fundada em 2002 pelos DJ’s Antoine Clamaran e Laurent Pautrat.

São especializados em Tribal House.

As principais faixas de Antoine Clamaran entre 2002 e 2008 foram lançadas pela Congo.

O DJ paulistano Joe K fez parte do catálogo lançando dois EPs em 2004.

Principais artistas: DJ Fist, DJ Raxx, Alma Matris, Kobbe, Austin Leeds, Rooster & Sammy Peralta.

MAGNA

Selo de house do DJ português Carlos Manaça que também se destacou com diversos lançamentos no gênero Tribal House.

A clássica “The First Tribal Feeling” de Peter Tha Zouk e Bruno Marciano é um dos destaques do catálogo.

Principais artistas: Richie Santana, Da Groovemakers, Peter Presta, Redkone.

ROYAL DRUMS

Sub selo francês da Cyber Production, especializado em Tribal House.

O projeto Afro Dynamic do DJ francês Laurent Wolf foi lançado pela Royal Drums e teve distribuição da Sony Music. Desse disco saiu um dos maiores clássicos dos últimos tempos: “SAXO com vocais de Mary Austin.

SHEEVA

Sub selo da italiana V.O.T.U. Records (Voice Of The Underground Records) e fundada pelo DJ Funky Junction.

Responsável pelo lançamento do primeiro HIT da dupla Altar (VMC & Macau), “Sexercise” com os vocais de Katrina K, outro clássico das pistas.

Outro grande hit é “Drum-key” do produtor carioca FC Nond.

TRIBAL SPAIN

Sub selo da Vendetta Records e uma das divisões da gravadora Blanco Y Negro.

O selo tem como A&R o DJ Jesse Garcia que também lançou vários EPs.

Principais artistas: Saeed Younan, Del Gado, Peter Presta, JJ Flores.

Esses foram alguns exemplos de selos internacionais. A lista de grandes gravadoras é extensa.

Groovilicious, Strictly Rhythm, Tommy Boy, Nervous são algumas com vasto catálogo dedicado a House Music e suas vertentes. Nas próximas edições, com certeza, falaremos delas.

No Brasil, temos a EPride Music do DJ Edson Pride e a Motion Records que já lançaram artistas como Lapetina, Luis Erre, Tommy Love, Nikki Valentine, Allan Natal entre outros grandes nomes da cena Circuit Tribal/Progressive House.

Você pode ouvir os artistas citados nesta matéria na sua plataforma de streaming preferida.

Aos poucos as gravadoras estão disponibilizando o acervo no formato digital.

Tribaleiros, até a próxima edição da Colors DJ.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Deixe uma resposta

Para Você

Posts Relacionados

LANÇAMENTO | D-Groov, MING e SGAR fortalecem a parceria com a nova “Storm”, pela Braslive

Assim como prometido após a primeira collab, os DJs e produtores D-Groov e MING, unidos ao vocalista SGAR, dão continuidade à parceria e lançam “Storm” pela Braslive. Em um Melodic House com um vocal fortemente presente durante toda a faixa,

LANÇAMENTO | A cantora Holly Humberstone apresenta a música “Scarlett”, juntamente com seu videoclipe oficial

A britânica Holly Humberstone está de volta com mais um single e clipe, aquecendo para o lançamento de seu próximo EP, “The Walls Are Way Too Thin”, que chega no dia 5 de novembro.  View this post on Instagram A

LANÇAMENTO | Mura (Br) estreia na Cactunes Records com o EP “Grinding”

Lançando seu segundo EP – com as faixas “Grinding” e “Baby, You Look So Fine” -, Mura (Br) faz seu debut na Cactunes Records. O jovem promissor estreou na cena eletrônica com o EP “Check It” pela britânica Trick, renomada

LANÇAMENTO | Stenio Mendes lança THE GODS, o seu primeiro álbum com tracks inspiradas nos deuses gregos

Durante a pandemia, Stenio, que tem cursos de produção com os DJs VMC e Diego Santander, aproveitou o momento de alta inspiração se dedicando por 6 meses para entregar o primeiro álbum completo de sua carreira, que vem com um

LANÇAMENTO | O astro Alok e um dos maiores influenciadores do mundo Whindersson Nunes, contam com as colaborações de Rapadura e Barbatuques no lançamento de “Baião”

Alok lança hoje a música “Baião”, ao lado do cantor e humorista Whindersson Nunes, do rapper Rapadura e do grupo musical Barbatuques. Com influência de ritmos nordestinos, como o forró e baião, a faixa já está disponível em todas as

deixe sua opnião

Sugestão de pauta, opinião sobre nossos textos, envio de lançamentos, ...

%d blogueiros gostam disto: