COLUNA | Um ano de tirar o sono

Alguns atos compulsivos, os excessos de ingestão de álcool e comida, o aumento da ansiedade e episódios de tristeza tem assolado pessoas pelo mundo inteiro no ano de 2020, em decorrência do confinamento diante da pandemia de Coronavírus. Contudo, são as perturbações do sono o que mais identificamos como queixa principal, oscilando desde a hipersonia (um sono em excesso), até a insônia (a falta de sono). Isto é, mais grave nos momentos de confinamento obrigatório, como no lockdown imposto em alguns países do mundo. Diante disso, selecionei três perguntas comuns sobre este fenômeno – como se eu estivesse diante de um leigo – com o intuito de esclarecer algumas dúvidas sobre as perturbações do sono.

1 – A Pandemia é uma queixa recorrente das pessoas neste momento de Pandemia e incertezas?

Muitas pessoas relatam que seus sonos tiveram profundas alterações desde o início da pandemia, mas, principalmente, a partir do estado de isolamento social que é um certo marco simbólico, digamos assim, para que as pessoas se dessem conta da gravidade do que está acontecendo no mundo. Numa linguagem mais popular, podemos dizer que a orientação dos governantes dos países para que as pessoas se mantivessem em isolamento social “fez a ficha cair” (Não para todos, lógico! Temos uma parcela enorme de pessoas no Brasil que negam a existência de uma pandemia).

Mas precisamos destacar que a produção de complicações no sono para cada sujeito é algo muito singular e, muitas vezes, multifatorial. Há pessoas que, expostas a enormes quantidades de informações sobre a pandemia, passam a apresentar quadros ansiosos por medo da morte, de perder pessoas queridas, de perderem seus empregos etc. Ao mesmo tempo, destaco que é preciso ter muito cuidado para não entendermos como uma doença algo que pode ser passageiro e que diz respeito a este momento específico de suas histórias. É absolutamente compreensível que diante de catástrofes naturais, crises socioeconômicas em larga escala e pandemias, algumas pessoas se sintam mais vulneráveis, pois tocam em pontos específicos das suas fantasias que foram constituídas ao longo de suas vidas.

Outras pessoas apresentam suas perturbações do sono como algo mais relacionado a sua falta de organização das atividades diárias e isto acontece, principalmente, entre os mais jovens que, sem a velha rotina cobrando horários específicos, passam a ficar dispersos e muitos passam a trocar o dia pela noite. Às vezes, isto também é um modo de se alienar da realidade, vivendo a noite ao invés do dia, onde as trágicas informações circulam mais entre os membros de uma família.

Há ainda outras pessoas que já possuem algum tipo de sofrimento psíquico importante (algum transtorno mental mais específico) e que, neste momento, acabam se desestabilizando, mas não podemos afirmar que todas as pessoas que possuem algum tipo de diagnóstico psiquiátrico sejam de fato as mais vulneráveis, pelo contrário, algumas facilmente se adaptam a catástrofe com a justificativa de que seus sofrimentos já vem de longa data e são ainda maiores. Sempre vale lembrar que cada caso é um caso e dificilmente podemos definir um grupo daqueles que irão sofrer menos ou mais e que por isto terão perturbação do sono.

Para finalizar, não podemos esquecer que com a Pandemia e todas as exigências de higiene necessárias para que se evite o contágio acaba por produzir ainda mais estresse na vida cotidiana, o que também pode implicar na perturbação do sono e isto costuma ser mais agudo com aqueles profissionais da linha de frente e que estão mais expostos ao contágio.

2 – Dormir bem é um sinal de boa saúde mental? Quando há alguma alteração, quais as mais comuns?

No campo da psicopatologia, o sono é um indicador importante para avaliarmos a saúde do paciente. Nem toda perturbação do sono é sinal de algum tipo de transtorno mental ou sofrimento de qualquer espécie. Há pessoas que não dormem por outras complicações localizadas no corpo, como pacientes que possuem refluxo gástrico, dificuldades respiratórias etc. Contudo, em casos importantes de quadros ansiosos e depressão, o sono rapidamente sofre alterações.

Entretanto, é de fundamental importância dizer que num mundo cada vez mais medicalizado – já que a indústria farmacêutica segue em festa desde os anos 80 com a invenção do Prozac – banalizamos o uso das medicações, tudo em nome de uma performance cotidiana ideal. Em tempos de Pandemia, a falta de sono, a insônia ou outros tipos de perturbação do sono ao longo da noite são absolutamente aceitáveis como um indicador de estresse e não exatamente de um transtorno mental específico. Aceitável não significa que precisamos conviver com isto, precisamos sim pedir ajuda profissional e nos envolvermos em atividades que nos auxiliem na diminuição do estresse, geralmente, permeado de muitos pensamentos catastróficos. Não podemos aceitar com naturalidade que o uso indiscriminado de psicotrópicos para indução do sono seja algo sem consequências futuras. Não podemos cair no engodo fast food da indústria farmacêutica, que quer fazer as populações acreditarem que o milagre está nela. Paga-se um preço alto quando idolatramos as medicações.

3 – Como podemos recuperar o sono quando identificamos profundas alterações?

O encontro com um bom psicanalista ou psicólogo pode trazer à tona a causa psíquica, o fantasma, aquilo que passou a lhe fazer companhia nas noites e que impede que o paciente durma tranquilamente. Como disse, acho absolutamente delicado que as pessoas de modo geral recorram às medicações indutoras do sono como primeiro tratamento em situações de estresse. O momento da Pandemia é um momento de estresse para todos, incluindo os próprios profissionais de saúde. Costumo, inclusive, estranhar aqueles que não sentem algum tipo de mal-estar ou alteração do sono neste momento. A situação mundial é grave e no Brasil soma-se a crise política, geradora de um mal-estar ainda maior.

Obviamente que há transtornos mentais que demandam o uso destas medicações, mas muitas vezes de modo temporário e não permanente. Neste caso o acompanhamento não apenas por um psicólogo é importante, mas também por um psiquiatra que seja atento a estas questões e não um mero representante da indústria farmacêutica, o que é cada vez mais comum. Há também uma quantidade enorme de médicos não psiquiatras que recebe em seus consultórios ou instituições de saúde pública pacientes em situações de estresse e que, rapidamente, os prescreve medicações ansiolíticas. Nada mais comum que um paciente se dirigir ao cardiologista achando que está com um problema cardíaco, quando seu problema é um quadro ansioso, mas que com as famosas “palpitações e dor no peito” imagina que está com algum problema no coração. O médico em questão, que não é o especialista sobre aquele assunto, insere uma medicação com a qual não sabe lidar e fazer o seu desmame. Isto vira uma bola de neve, pois a insônia persiste e agora somada às dosagens cada vez maiores desta medicação levam os pacientes a dependência do remédio. Tenho recebido muitos pacientes assim. No final das contas, temos um quadro de ansiedade com insônia, somado ao uso abusivo de ansiolíticos.

Obviamente que além da procura por um profissional qualificado, seja um psicólogo, psicanalista ou psiquiatra, a busca por atividades geradoras de prazer podem e devem contribuir para a melhora da qualidade de vida e, consequentemente, do sono. Evitar o “bombardeio” de informações trágicas para alguns também é muito recomendado, pois a maior parte destas informações não são apenas para transmitir um dado importante sobre a COVID-19 ou uma decisão governamental, mas sim para capturar cognitivamente o telespectador como um sujeito diante de um filme sem fim, apenas gerador de IBOPE e de mal-estar. Esta captura se dá também por um fascínio que a humanidade tem pelo trágico: todos nós carregamos esta força psíquica que flerta com a destruição e, na psicanálise, a chamamos de pulsão de morte.

Ao mesmo tempo, precisamos cuidar para que não nos sintamos culpados por não conseguirmos manter uma super produtividade assistindo todas as lives do Instagram, trabalhando perfeitamente em home office, além de cuidar da casa e dos filhos. Isso acaba funcionando como uma censura para todos aqueles que não cumprem esse ideal de vida performática diante da pandemia (a maior parte das pessoas), o que os levam ao mal-estar que também podem perturbar o sono, além do sentimento de insuficiência, inadaptabilidade etc.

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Instagram
Você sabe do que se trata Linguagem Neutra? Já ouviu falar?
Confira a estreia da série "LINGUAGEM NEUTRA" do Colunista @saveda em nosso site.

https://colorsdj.com/coluna-vamos-conversar-sobre-linguagem-neutra-parte-i/

Veja na íntegra em nosso site:
Vamos conversar sobre linguagem neutra? (Parte I)

➡ seção Vozes ➡ categoria Coluna

Coluna: Thiago Saveda
Foto: Divulgação

#colorsdj #colorsdjmagazine #AMúsicaÉColorida #saveda #vozes #coluna #thiagosaveda #linguagemneutra

Você sabe do que se trata Linguagem Neutra? Já ouviu falar?
Confira a estreia da série "LINGUAGEM NEUTRA" do Colunista @saveda em nosso site.

COLUNA | Vamos conversar sobre linguagem neutra? (Parte I)

Veja na íntegra em nosso site:
Vamos conversar sobre linguagem neutra? (Parte I)

➡ seção Vozes ➡ categoria Coluna

Coluna: Thiago Saveda
Foto: Divulgação

#colorsdj #colorsdjmagazine #AMúsicaÉColorida #saveda #vozes #coluna #thiagosaveda #linguagemneutra

23 horas atrás
View on Instagram |
1/9
A música que não pode faltar no aniversário do Rodrigo Izaú é:

Teenage Dream
Katy Perry

Fique ligado, mais artistas passaram pela Colors DJ dizendo: “Qual música não pode faltar no seu aniversário”.

Participe, comente. Comparti-lhe com seus amigos.

#colorsdj #colorsdjmagazine #AMúsicaÉColorida #música #rodrigoizau #music #AniversárioColorsDJ #aniversário #teenagedream

A música que não pode faltar no aniversário do Rodrigo Izaú é:

Teenage Dream
Katy Perry

Fique ligado, mais artistas passaram pela Colors DJ dizendo: “Qual música não pode faltar no seu aniversário”.

Participe, comente. Comparti-lhe com seus amigos.

#colorsdj #colorsdjmagazine #AMúsicaÉColorida #música #rodrigoizau #music #AniversárioColorsDJ #aniversário #teenagedream

1 dia atrás
View on Instagram |
2/9
Como anda sua saúde? Como você trata seu corpo?
Quer saber mais sobre estas questões? Entre no nosso site e acompanhe a Coluna "MENTE BLINDADA" de @santanatreinador.

COLUNA | MENTE BLINDADA: Expectativa vs Realidade

Veja na íntegra em nosso site:
https://colorsdj.com/coluna-mente-blindada-expectativa-vs-realidade/

➡ seção Profissão ➡ categoria Coluna

Foto: Bruno Prado.

#colorsdj #colorsdjmagazine #AMúsicaÉColorida #profissão #saúde #marcelosantana #personaltrainer #coluna #menteblindada

Como anda sua saúde? Como você trata seu corpo?
Quer saber mais sobre estas questões? Entre no nosso site e acompanhe a Coluna "MENTE BLINDADA" de @santanatreinador.

COLUNA | MENTE BLINDADA: Expectativa vs Realidade

Veja na íntegra em nosso site:

COLUNA | MENTE BLINDADA: Expectativa vs Realidade

➡ seção Profissão ➡ categoria Coluna

Foto: Bruno Prado.

#colorsdj #colorsdjmagazine #AMúsicaÉColorida #profissão #saúde #marcelosantana #personaltrainer #coluna #menteblindada

1 dia atrás
View on Instagram |
3/9
Não perca o lançamento oficial do IGUAL na Heavy House, em São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, a partir das 18h. O selo quer estimular festivais, festas, clubes, casas de shows, gravadoras, editoras e distribuidoras a terem pelo menos metade de suas equipes composta por mulheres, pessoas não-binárias ou trans, considerando a área artística e também a produção. 
Programação completa: 
 
 • Quarta-feira | 20/10 
Talk @clauassef e @moniquedardenne - 20h
Pocket Show Josyara - 21h
Eli Iwasa - 22h
 
 • Quinta-feira | 21/10
Érica Alves - 20h
Mari Boaventura - 21h30
Badsista + Malka Julieta - 23h
 
 • Sexta-feira | 22/10
Mayra Maldjian - 20h
DJ Cinara - 21h30 
DJ $ophia - 23h

Este elenco estrelado de mulheres comandará o palco. O evento será aberto ao público e seguirá todas as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo obrigatório o uso de máscara e apresentação de comprovante de vacinação para entrada. Não fique fora dessa!

ACOMPANHE EM @WOMENSMUSICEVENT

Data: 20, 21 e 22 de outubro
Local: Heavy House - Rua Benjamin Egas 297, Pinheiros
Horário: 18h à 01h
Valor da entrada: a partir de R$30*
*Entrada somente com nome na lista e apresentação de certificado de vacinação nos aplicativos ConecteSUS e Poupatempo.

Não perca o lançamento oficial do IGUAL na Heavy House, em São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de outubro, a partir das 18h. O selo quer estimular festivais, festas, clubes, casas de shows, gravadoras, editoras e distribuidoras a terem pelo menos metade de suas equipes composta por mulheres, pessoas não-binárias ou trans, considerando a área artística e também a produção.
Programação completa:

• Quarta-feira | 20/10
Talk @clauassef e @moniquedardenne – 20h
Pocket Show Josyara – 21h
Eli Iwasa – 22h

• Quinta-feira | 21/10
Érica Alves – 20h
Mari Boaventura – 21h30
Badsista + Malka Julieta – 23h

• Sexta-feira | 22/10
Mayra Maldjian – 20h
DJ Cinara – 21h30
DJ $ophia – 23h

Este elenco estrelado de mulheres comandará o palco. O evento será aberto ao público e seguirá todas as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), sendo obrigatório o uso de máscara e apresentação de comprovante de vacinação para entrada. Não fique fora dessa!

ACOMPANHE EM @WOMENSMUSICEVENT

Data: 20, 21 e 22 de outubro
Local: Heavy House – Rua Benjamin Egas 297, Pinheiros
Horário: 18h à 01h
Valor da entrada: a partir de R$30*
*Entrada somente com nome na lista e apresentação de certificado de vacinação nos aplicativos ConecteSUS e Poupatempo.

2 dias atrás
View on Instagram |
4/9
Hoje dia 20/10(quarta) acontece o Happy Hour do @club.jerome a partir das 20h até as 02h - com o long set do DJ residente @pedropaulor 

Entrada: R$10,00 

. Reserve sua mesa por DM ou pelo whats: (11)96175-6328
. Capacidade limitada, a reserva garante o seu lugar 
. o Club Jerome respeita todos os protocolos exigidos.
. Obrigatório apresentação física ou virtual do passaporte da vacinação contra o Covid-19.

Hoje dia 20/10(quarta) acontece o Happy Hour do @club.jerome a partir das 20h até as 02h – com o long set do DJ residente @pedropaulor

Entrada: R$10,00

. Reserve sua mesa por DM ou pelo whats: (11)96175-6328
. Capacidade limitada, a reserva garante o seu lugar
. o Club Jerome respeita todos os protocolos exigidos.
. Obrigatório apresentação física ou virtual do passaporte da vacinação contra o Covid-19.

2 dias atrás
View on Instagram |
5/9
Parabéns ao nosso amado e mais do que talentoso repórter @fredrigoni  pelo seu aniversário.
Hoje é dia de comemorar e ser muito feliz! 
A festa é sua, porém quem ganha são os nossos leitores!

#colorsdj #colorsdjmagazine #AMúsicaÈColorida #aniversario ##comemoraçāo #dj ##gratidāo

Parabéns ao nosso amado e mais do que talentoso repórter @fredrigoni pelo seu aniversário.
Hoje é dia de comemorar e ser muito feliz!
A festa é sua, porém quem ganha são os nossos leitores!

#colorsdj #colorsdjmagazine #AMúsicaÈColorida #aniversario ##comemoraçāo #dj ##gratidāo

2 dias atrás
View on Instagram |
6/9
Projeto ousado e ambicioso, “Bacana Music Live” foi buscar na força da lua e na beleza natural de uma das praias urbana mais lindas do planeta a síntese perfeita para criar a atmosfera de um cenário paradisíaco do qual o artista já faz parte naturalmente desde seus primeiros anos de vida em Maceió.

“Bacana Music Live” marcará a comemoração dos 25 anos de carreiras do projeto musical Bacana Music

Veja na íntegra em nosso site:
https://colorsdj.com/live-bacana-music-live-marcara-a-comemoracao-dos-25-anos-de-carreiras-do-projeto-musical-bacana-music/

➡ seção I.D ➡ categoria Lives

Foto: @flaviocansancao

#colorsdj #colorsdjmagazine #AMúsicaÉColorida #live #bacanamusic #25anos #dj #projeto
Projeto ousado e ambicioso, “Bacana Music Live” foi buscar na força da lua e na beleza natural de uma das praias urbana mais lindas do planeta a síntese perfeita para criar a atmosfera de um cenário paradisíaco do qual o artista já faz parte naturalmente desde seus primeiros anos de vida em Maceió.

“Bacana Music Live” marcará a comemoração dos 25 anos de carreiras do projeto musical Bacana Music

Veja na íntegra em nosso site:
https://colorsdj.com/live-bacana-music-live-marcara-a-comemoracao-dos-25-anos-de-carreiras-do-projeto-musical-bacana-music/

➡ seção I.D ➡ categoria Lives

Foto: @flaviocansancao

#colorsdj #colorsdjmagazine #AMúsicaÉColorida #live #bacanamusic #25anos #dj #projeto
Projeto ousado e ambicioso, “Bacana Music Live” foi buscar na força da lua e na beleza natural de uma das praias urbana mais lindas do planeta a síntese perfeita para criar a atmosfera de um cenário paradisíaco do qual o artista já faz parte naturalmente desde seus primeiros anos de vida em Maceió.

“Bacana Music Live” marcará a comemoração dos 25 anos de carreiras do projeto musical Bacana Music

Veja na íntegra em nosso site:
https://colorsdj.com/live-bacana-music-live-marcara-a-comemoracao-dos-25-anos-de-carreiras-do-projeto-musical-bacana-music/

➡ seção I.D ➡ categoria Lives

Foto: @flaviocansancao

#colorsdj #colorsdjmagazine #AMúsicaÉColorida #live #bacanamusic #25anos #dj #projeto
Projeto ousado e ambicioso, “Bacana Music Live” foi buscar na força da lua e na beleza natural de uma das praias urbana mais lindas do planeta a síntese perfeita para criar a atmosfera de um cenário paradisíaco do qual o artista já faz parte naturalmente desde seus primeiros anos de vida em Maceió.

“Bacana Music Live” marcará a comemoração dos 25 anos de carreiras do projeto musical Bacana Music

Veja na íntegra em nosso site:
https://colorsdj.com/live-bacana-music-live-marcara-a-comemoracao-dos-25-anos-de-carreiras-do-projeto-musical-bacana-music/

➡ seção I.D ➡ categoria Lives

Foto: @flaviocansancao

#colorsdj #colorsdjmagazine #AMúsicaÉColorida #live #bacanamusic #25anos #dj #projeto

Projeto ousado e ambicioso, “Bacana Music Live” foi buscar na força da lua e na beleza natural de uma das praias urbana mais lindas do planeta a síntese perfeita para criar a atmosfera de um cenário paradisíaco do qual o artista já faz parte naturalmente desde seus primeiros anos de vida em Maceió.

“Bacana Music Live” marcará a comemoração dos 25 anos de carreiras do projeto musical Bacana Music

Veja na íntegra em nosso site:

LIVE | “Bacana Music Live” marcará a comemoração dos 25 anos de carreiras do projeto musical Bacana Music

➡ seção I.D ➡ categoria Lives

Foto: @flaviocansancao

#colorsdj #colorsdjmagazine #AMúsicaÉColorida #live #bacanamusic #25anos #dj #projeto

5 dias atrás
View on Instagram |
7/9
⚜️ *HL SUNSET NOVO HOTEL* ⚜️

O *Rooftop* mais badalado do *Rio de Janeiro* se prepara para chegar em *São Paulo* com grande estilo. A *HLSunset* preparou uma festa maravilhosa com a melhor vista de São Paulo, no belíssimo *Rooftop do Novo Hotel Morumbi*. Venha passar uma tarde agradável com os amigos ao som dos melhores Djs.

🥁🎼 *Atrações Principais*

🎧  Bruno Pacheco
🎧 Diego Ramal 
🎧 Derek Flores
🎧 Gustavo Bresciani
🎧 Super Atração Surpresa 💥

🥂🍾 *Drinks & Foods*
Além de drinks badalados a gastronômica traz o menu assinado pelo *Chef Geremias*.

🏊 Open Pool
🍹 Menu Drinks
🍝 Menu Foods
🎼 Sonora e Iluminação
🚘 Estacionamento

*DATA E HORÁRIO*

🗓️ *17/10* 
🕒 *15h às 23h* 

💰/💳 *VALORES*

(Aceitamos todos os cartões de crédito e débito).

https://www.sympla.com.br/hl-sunset-sao-paulo__1376744

*ENVIAR OS COMPROVANTES E NOME COMPLETO PARA*
+55 (21)9.8269-2096

___________________________________

☀️ *Em caso de chuva no momento do evento, temos 2 áreas cobertas, com toda estrutura necessária para o conforto de nossos clientes* ☀️

*Entre em contato para mais informações.*
SAC 📌: (21)9.8269-2096

*VENHA PARA O MELHOR TRIBAL SUNSET DE SÃO PAULO* 💥🥁🥂

⚜️ *HL SUNSET NOVO HOTEL* ⚜️

O *Rooftop* mais badalado do *Rio de Janeiro* se prepara para chegar em *São Paulo* com grande estilo. A *HLSunset* preparou uma festa maravilhosa com a melhor vista de São Paulo, no belíssimo *Rooftop do Novo Hotel Morumbi*. Venha passar uma tarde agradável com os amigos ao som dos melhores Djs.

🥁🎼 *Atrações Principais*

🎧 Bruno Pacheco
🎧 Diego Ramal
🎧 Derek Flores
🎧 Gustavo Bresciani
🎧 Super Atração Surpresa 💥

🥂🍾 *Drinks & Foods*
Além de drinks badalados a gastronômica traz o menu assinado pelo *Chef Geremias*.

🏊 Open Pool
🍹 Menu Drinks
🍝 Menu Foods
🎼 Sonora e Iluminação
🚘 Estacionamento

*DATA E HORÁRIO*

🗓️ *17/10*
🕒 *15h às 23h*

💰/💳 *VALORES*

(Aceitamos todos os cartões de crédito e débito).

https://www.sympla.com.br/hl-sunset-sao-paulo__1376744

*ENVIAR OS COMPROVANTES E NOME COMPLETO PARA*
+55 (21)9.8269-2096

___________________________________

☀️ *Em caso de chuva no momento do evento, temos 2 áreas cobertas, com toda estrutura necessária para o conforto de nossos clientes* ☀️

*Entre em contato para mais informações.*
SAC 📌: (21)9.8269-2096

*VENHA PARA O MELHOR TRIBAL SUNSET DE SÃO PAULO* 💥🥁🥂

5 dias atrás
View on Instagram |
8/9
A música que não pode faltar no aniversário do DJ Uess é:

Live You All Over
Deborah Cooper

Fique ligado, mais artistas passaram pela Colors DJ dizendo: “Qual música não pode faltar no seu aniversário”.

Participe, comente. Comparti-lhe com seus amigos.

#colorsdj #colorsdjmagazine #AMúsicaÉColorida #música #djuess #music #AniversárioColorsDJ #aniversário

A música que não pode faltar no aniversário do DJ Uess é:

Live You All Over
Deborah Cooper

Fique ligado, mais artistas passaram pela Colors DJ dizendo: “Qual música não pode faltar no seu aniversário”.

Participe, comente. Comparti-lhe com seus amigos.

#colorsdj #colorsdjmagazine #AMúsicaÉColorida #música #djuess #music #AniversárioColorsDJ #aniversário

6 dias atrás
View on Instagram |
9/9
Para Você

Posts Relacionados

LANÇAMENTO | Gui Guerrero apresenta a segunda edição do digital show Flight gravado no Farol da Barra, em Salvador

Projeto está na segunda edição e vem marcando a nova fase da carreira do DJ Há apenas 5 meses, o DJ Gui Guerreiro lançava o

LANÇAMENTO | Conheça Chang´e, o terceiro EP experimental de Jeff Valle

Jeff Valle lança o seu terceiro EP em 2021, continuando a arriscar mais por sonoridades super diferentes de boa parte de sua trajetória como produtor

COLUNA | Vamos conversar sobre linguagem neutra? (Parte I)

Por esses dias, eu estava conectado ao Facebook, quando me deparei com uma publicação compartilhada de um texto de uma professora de português falando sobre

COLUNA | MENTE BLINDADA: Expectativa vs Realidade

Estamos atravessando um momento bem difícil e considero a ostentação da vez, TER SAÚDE! Quando falo sobre Saúde, me refiro a algo que vai além

LIVE | “Bacana Music Live” marcará a comemoração dos 25 anos de carreiras do projeto musical Bacana Music

Bacana Music completa 25 anos de carreira e lança (22) a live gravada no Farol da Praia de Ponta Verde, uma das mais belas paisagens

deixe sua opnião

Sugestão de pauta, opinião sobre nossos textos, envio de lançamentos, ...

%d blogueiros gostam disto: