COLUNA | A Pantone escolheu a cor do ano. O que os DJs têm a ver com isso?



Finalmente a Pantone escolheu a cor do ano!

Todos os anos, o mês de dezembro vem cheio de ansiedade para os trabalhadores e amantes do design. As cores escolhidas para este ano foram o Ultimate Grey e o Illuminating. Para 2021, prevemos então uma enxurrada de combinações cinza e amarelo nas áreas da moda, da decoração, da beleza, de embalagens de produtos e design gráfico em geral. Segundo a Pantone, esta combinação exprime uma mensagem de força, resiliência e esperança, tudo que precisamos para este ano de reconstrução.

Banner cor do ano.

Para entender de onde tudo isso começou, permita-me uma pequena história. A Pantone foi criada nos anos 60 em New Jersey, nos EUA. E há 20 anos vem escolhendo a badalada cor do ano. Uma equipe de pesquisa do Pantone Color Institute recebe e pesquisa informações de toda parte do mundo e faz uma intensa análise para traduzir qual cor sintetizará a energia para o próximo ano.

Classic blue.

Para 2020, a cor escolhida foi o Azul. Curiosamente esta cor, que lembra o Partido Democrata, do atual presidente eleito americano Joe Biden, não foi escolhida já de olho nas eleições dos EUA. A Pantone sempre proclama que não visa interferir na política. Verdade ou não, comemoramos a vitória do Biden.

E daí fica o questionamento: Porque essa discussão sobre design está em um texto voltado para DJs?

Mais do que uma simples curiosidade por moda, artes e design, o DJ hoje em dia é um multitarefas e profissões. Sim, existem aqueles rodeados por profissionais de alto escalão e em grandes agências, mas 99% da categoria acaba se virando sozinha para compor seu direcionamento de imagem. Então a depender do seu foco de trabalho, estar atento às tendências é mais que necessário.

Na prática, esse direcionamento pode ser aplicado na hora de escolher a cor para um banner no SoundCloud, a roupa num photoshoot, as artes gráficas para uma agenda ou o que vestir num digital show. Cores são símbolos e, a medida que uma cor é eleita, muitas marcas passam a utilizá-la. Ela penetra no nosso inconsciente no que chamamos de “moda”, que revela um produto atualizado, fresh e de sucesso.

Então, estamos entrando em 2021, época de nos remodelarmos, de nos recriarmos para este ano que promete tão boas energias. Porque não dar uma olhadinha na Pantone antes de criar o seu novo material de trabalho?

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: