O Governador do estado de São Paulo, João Dória (PSDB), assinou nesta quinta-feira (17) o decreto que não será mais necessário o uso de máscaras nos locais fechados, mas vale lembrar que a exceção será apenas para os transportes públicos e nos locais de serviço de saúde, nestes, a obrigatoriedade do uso de máscaras segue normalmente. Já o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes e o secretário municipal de saúde, Edson Aparecido, informaram que o município deve acompanhar a decisão estadual e retirar o uso obrigatório das máscaras em ambientes fechados a partir desta sexta-feira (18).
O novo decreto foi publicado em edição extra do “Diário Oficial do Estado” nesta quinta-feira e tem efeito imediato. A utilização da máscara como proteção a Covid 19 é opcional nos ambientes como escritórios, comércios, salas de aula, academias etc. Já nos ambientes abertos, a orientação da não utilização havia sido autorizada pelo governador no último dia 09 deste mês.
Em 16 estados e no DF, há flexibilização em locais abertos e fechados
-Rio de Janeiro;
-Distrito Federal;
-Santa Catarina;
-Mato Grosso;
-Minas Gerais;
-Rondônia;
-Alagoas;
-Maranhão;
-São Paulo.
Em 08 estados, há flexibilização apenas em locais abertos
-Mato Grosso do Sul;
-Goiáis;
-Amazonas;
-Espírito Santo;
-Rio Grande do Norte;
-Rio Grande do Sul;
-Paraná;
-Acre.
Em Sergipe, é aguardada a votação sobre o assunto na Assembleia Legislativa e na Bahia a não obrigatoriedade do uso da máscara pode acontecer a partir de abril.
Em 10 estados, o uso segue obrigatório em todos os ambientes
-Sergipe;
-Bahia;
-Ceará;
-Paraíba;
-Pernambuco;
-Piauí;
-Roraima;
-Tocantins;
-Amapá;
-Pará.
Fonte: Governo de SP acaba com uso de máscaras em locais fechados | CNN Brasil