Em uma edição extra do Diário Oficial, um decreto municipal do prefeito Eduardo Paes (PSD) foi publicado nesta segunda-feira (07/03) e chega ao fim a obrigatoriedade do uso da máscara em lugares abertos e fechados na cidade do Rio de Janeiro.
Paes explicou que cumpriu a determinação do Comitê Científico, que se reuniu nesta segunda-feira pela manhã e, essa decisão só aconteceu diante do melhor cenário epidemiológico da pandemia, decidiu pela liberação total da máscara. Com isso, a cidade do Rio de Janeiro passa a ser a primeira capital do país ter a liberação do uso da máscara.
Quanto ao “passaporte vacinal”, o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, disse que a exigência pode ser dar por pelo menos mais 03 semanas, até o fim do mês de março, ou quando a população atingir 70% com a dose reforço da vacina. Hoje o indicador da prefeitura informa que apenas 54% da população já possui a dose de reforço.
Outro fato importante e levado em consideração para publicação desse decreto, é a menor taxa de transmissão desde o começo da pandemia, de 0,3 e uma positividade menor que 5%, com uma redução gradativa ao longo das ultimas semanas.
O secretário ainda pontuou que o carnaval não causou qualquer mudança na taxa de transmissão, pois a prefeitura estaria vendo uma alteração nos índices.
Vale ressaltar, que há exceções para o uso de máscara, segundo Soranz, que são pessoas que possuem imunossupressão ou comorbidades graves, que não tenham se vacinado, que tenham sintomas respiratórios e as crianças que ainda não tenham a vacinação completa. Essas pessoas devem seguir com o uso da máscara.
Além do Rio e Natal que liberaram o uso total, outras seis capitais flexibilizaram o uso do acessório apenas em ambientes abertos. São elas:
• São Luiz (MA): Na capital do Maranhão já está liberada a circulação sem máscara em ambientes abertos desde novembro.
• Cuiabá (MT): Na cidade, também já está liberada a circulação sem máscara em ambientes abertos desde novembro.
• Belo Horizonte (MG): Prefeitura da cidade publicou um decreto, que já está em vigor, em que dispensa a obrigatoriedade da máscara ao ar livre. Segundo o prefeito, Alexandre Kalil (PSD), a decisão foi tomada após deliberação do comitê de enfrentamento à pandemia.
• Brasília (DF): Governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, a liberação do uso de máscaras em locais abertos “diante da queda dos casos de Covid-19 no Distrito Federal”. O decreto já foi publicado.
• São Paulo (SP): O governador João Doria (PSDB) afirmou que “há uma boa tendência” para a liberação do uso de máscaras em ambientes abertos no estado. A decisão foi tomada em reunião do comitê científico nesta quarta-feira (09/03).
• Goiânia (GO): Secretaria Estadual de Saúde de Goiás pretende avaliar a flexibilização do decreto que obriga o uso de máscaras no estado duas semanas após o Carnaval.
• Porto Alegre (RS): No Rio Grande do Sul, o governo dispensou a obrigatoriedade da proteção facial para crianças menores de 12 anos no último sábado.
• Florianópolis (SC): O governo de Santa Catarina liberou nesta quarta-feira o uso de máscaras para crianças entre 6 e 12 anos nesta semana.
Fonte: Máscaras deixam de ser obrigatórias no Rio | Rio de Janeiro | G1 (globo.com) e As 7 capitais que já começaram a flexibilizar o uso da máscara – Jornal O Globo