Trazendo as forças dos 4 elementos e representando culturas diferentes, conheça agora o EP AVATAR, de Jeff Valle
O DJ e produtor musical Jeff Valle lançou essa semana (15) o trabalho mais artístico de sua carreira, o EP AVATAR, que traz a força dos elementos: terra, água, fogo e ar, com elementos sonoros representando diversas culturas.
Com AVATAR, podemos perceber uma mudança significativa na carreira do DJ, e o processo criativo foi de imersão total: “A proposta era mostrar um novo Jeff Valle em um álbum diferente, artístico. O EP AVATAR é uma expressão artística! A criação foi muito natural, retrata esse meu novo momento… E com o estudo e idealização de uma faixa original surgiu a FIRE. No processo de criação dela acabei tendo a ideia de fazer os outros três elementos”, conta.
Mas a própria essência do deejay mineiro sempre combinou com essa nova fase, “para começar sou do signo de Peixes e nós sempre vivemos com os pés no misticismo, seres mágicos… Folclóricos”, e esse mergulho para construir o projeto fez com que Jeff trouxesse sonoridades que lembrassem várias culturas, “foi um processo de descobrimento, sempre tive um gosto peculiar para a música. Gosto do diferente, inovador e que mantém a minha identidade”, completa.
Mas é claro que ele deveria ser fã da série Avatar – A lenda de AANG, o que fez tudo acontecer de forma muito linear: “Eu gosto muito da Série ‘AVATAR – Lenda de AANG’, que acabou me ajudando muito no processo de criatividade. Em alguns momentos de idealização das faixas imaginava cenas dos dominadores de elementos ao som de cada faixa.”
A faixa “FIRE” foi a primeira a ser criada, sendo assim a escolhida como single inicial de divulgação do EP, a aposta inicial do EP: “fogo representa ação, motivação e criatividade, sendo o combustível e a peça chave para as outras 3 faixas.”
No elemento ar Jeff traz a faixa “AIR”, repleta de sensações: “o elemento ar – Yang corresponde ao espectro mental, ao intelecto, à comunicação e ao intercâmbio, sendo a força. É considerado quente e frio e a sua faixa traz essas sensações.”
Na track “WATER” o DJ esteve na sua zona de conforto, por ser pisciano, e conseguiu trazer a característica principal do seu signo, que é a EMOÇÃO: “água, Yin, meu elemento, foi tão gostoso o processo criativo dela! Harmónica, envolvente, feliz e psicodélica. A Água rege as emoções, a mente subconsciente, a sensibilidade, os sentimentos, proporciona flexibilidade e nutrição das substâncias. Uma faixa cheia de sentimento e emoções”, explica.
Por último temos ”EARTH”, o elemento terra: “é a praticidade, uma faixa com várias atmosferas, a introdução de tambores, sons de metais. Forte e sólida, afinal, a terra vai dando às substâncias a sua força e forma, e não podia faltar essas características na faixa.”
“Tenho me dedicado e pesquisado muito para encontrar novos synths, transformar as faixas profissionais, preencher os espaço das músicas de forma saudável, coerente, criando uma sonoridade em que cada elemento se comunique com o outro para que a faixa seja completa. Cada descoberta de novos sons é inovadora e inspiradora. Gosto de criar campos harmônicos, elementos surpresa. Essa é a característica que dá ao EP a minha assinatura”, finaliza.
Os últimos remixes que Jeff Valle lançou foram para a faixa “Utopia” (Rafael Barreto) e “Fallen” (Rafael Dutra e Fábio Slupie). Ambas as faixas já deram um sinal de que a sua sonoridade passaria por algumas mudanças durante esse período de pandemia: “Quando entro em processo de criação de um remix procuro entender ao máximo a essência da música, a proposta. E ambos os remixes me deixaram muito satisfeito”, comenta.
Ouça agora o novo EP AVATAR, de Jeff Valle.