COLUNA | O bom trabalho

Quando pensamos em trabalho, imediatamente, atribuímos a ele o aspecto de qualidade, ou seja, para nós existe um bom e um trabalho que não corresponde às expectativas do que seja o bom.

Diante disso, alguns pesquisadores se debruçaram sobre esta problemática para tentar compreender esta situação. Howard Gardner, William Damon e Mihaly Csikszentmihalyi são os principais nomes neste campo de estudo.

De acordo com eles, três princípios: a excelência, a ética e o engajamento precisam pautar a formação e o desenvolvimento profissional.

O que é o “bom trabalho”?

Conforme a proposta destes autores, o bom trabalho é definido ao mesmo tempo por 3 aspectos:

a excelência – alta qualificação;
a ética – responsabilidade social;
o engajamento – significativo para o sujeito.

Estes estudos fazem parte de um grande projeto empreendido por eles e outros pesquisadores.

Você faz o seu trabalho com excelência?

Então, vamos ao significado da palavra excelência, segundo o dicionário de Língua Portuguesa On Line, excelência quer dizer qualidade muito superior, neste caso, trazendo para o âmbito pessoal, seria um profissional muito superior. Mas o que seria esse, superior? Antes de ser superior como profissional, faz-se necessário ser superior como ser humano, mas não falo sobre bens e sim sobre caráter, sobre ser ético em todos os sentidos, aprender a enxergar o outro com uma pessoa e não como máquina.

O que é a ética?

A ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida.

Para Aristóteles, por exemplo, toda a racionalidade prática visa um fim ou um bem e a ética tem como propósito estabelecer a finalidade suprema que está acima e justifica todas as outras, e qual a maneira de alcançá-la.

Essa finalidade suprema é a felicidade. E não se trata dos prazeres, riquezas, honras, e sim de uma vida virtuosa, sendo que essa virtude se encontra entre os extremos e só é alcançada por alguém que demonstre prudência.

Por fim, o que é o engajamento?

Tem a ver com comprometer-se, empenhar ou contratar. É o empenho em uma causa. O engajamento representa a ligação afetiva do indivíduo com um projeto.

Enfim, o bom trabalho nos faz feliz, para tanto precisamos observar estes três fundamentos: a excelência, a ética e o engajamento.

Para conhecer melhor, acesse o site do Good Project Brasil.
http://thegoodprojectbrasil.org

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe uma resposta

Para Você

Posts Relacionados

LANÇAMENTO | Lari Hi: produtora, DJ e, agora, label boss

Conheça a Hi Music, gravadora que estreia o catálogo de lançamentos com “Hallucination” Lari Hi tem no alfabeto uma letra especial e que inicia uma palavra que tem feito parte recorrente do seu vocabulário: história. A DJ e produtora de

LANÇAMENTO | Por trás de um vocal chiclete, tem sempre uma boa história: The Otherz e Pump Gorilla lançam “Bonfire Night”

Foi aqui que pediram uma track pra curtir, dançar e cantarolar por aí? Algumas tracks têm um diferencial importante que é a facilidade de a melodia permanecer na sua cabeça e fazer seu corpo se mexer; o vocal que, quando

LANÇAMENTO | Siamese lança “Overdose Sessions”

Siamese acaba de lançar o projeto visual “Overdose Sessions”, uma nova versão do EP lançado em 2019. Ouça e baixe aqui: Overdose Sessions Assim como o EP original, o projeto visual conta com cinco canções, sendo elas “Iguais”, parceria com

LANÇAMENTO | Eloy demonstra maestria em seu mais novo EP “Freedom” pela HeadBox Records

O DJ e produtor musical Eloy, presente na cena eletrônica desde 2015, está no auge de sua carreira musical e lança o EP “Freedom”, pela Headbox Records, que vem repleto de produções impecáveis, trazendo a identidade musical do DJ que

COLUNA | EU QUERO FESTIVAL

A vivência singular nos festivais de Psytrance Falar de festival de Psytrance é como falar sobre estar em casa, à vontade com os meus amigos, ouvindo as nossas playlists favoritas, hahahahahahah… É REAL! Conheci a cena no ano 2000, frequentando

%d blogueiros gostam disto: