COLUNA | O bom trabalho

Quando pensamos em trabalho, imediatamente, atribuímos a ele o aspecto de qualidade, ou seja, para nós existe um bom e um trabalho que não corresponde às expectativas do que seja o bom.

Diante disso, alguns pesquisadores se debruçaram sobre esta problemática para tentar compreender esta situação. Howard Gardner, William Damon e Mihaly Csikszentmihalyi são os principais nomes neste campo de estudo.

De acordo com eles, três princípios: a excelência, a ética e o engajamento precisam pautar a formação e o desenvolvimento profissional.

O que é o “bom trabalho”?

Conforme a proposta destes autores, o bom trabalho é definido ao mesmo tempo por 3 aspectos:

a excelência – alta qualificação;
a ética – responsabilidade social;
o engajamento – significativo para o sujeito.

Estes estudos fazem parte de um grande projeto empreendido por eles e outros pesquisadores.

Você faz o seu trabalho com excelência?

Então, vamos ao significado da palavra excelência, segundo o dicionário de Língua Portuguesa On Line, excelência quer dizer qualidade muito superior, neste caso, trazendo para o âmbito pessoal, seria um profissional muito superior. Mas o que seria esse, superior? Antes de ser superior como profissional, faz-se necessário ser superior como ser humano, mas não falo sobre bens e sim sobre caráter, sobre ser ético em todos os sentidos, aprender a enxergar o outro com uma pessoa e não como máquina.

O que é a ética?

A ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida.

Para Aristóteles, por exemplo, toda a racionalidade prática visa um fim ou um bem e a ética tem como propósito estabelecer a finalidade suprema que está acima e justifica todas as outras, e qual a maneira de alcançá-la.

Essa finalidade suprema é a felicidade. E não se trata dos prazeres, riquezas, honras, e sim de uma vida virtuosa, sendo que essa virtude se encontra entre os extremos e só é alcançada por alguém que demonstre prudência.

Por fim, o que é o engajamento?

Tem a ver com comprometer-se, empenhar ou contratar. É o empenho em uma causa. O engajamento representa a ligação afetiva do indivíduo com um projeto.

Enfim, o bom trabalho nos faz feliz, para tanto precisamos observar estes três fundamentos: a excelência, a ética e o engajamento.

Para conhecer melhor, acesse o site do Good Project Brasil.
http://thegoodprojectbrasil.org

Compartilhe:
Instagram
Para Você

Posts Relacionados

REVELAÇÃO | GHITTA: A Alma Feminina, Familiar e Espiritual do Psytrance

Com apresentações inesquecíveis e um propósito transformador, Ghitta está redesenhando a experiência do Psytrance Espiritualidade, som e poder feminino: Ghitta, a DJ REVELAÇÃO, transforma o Psytrance com autenticidade. Sua jornada

REVELAÇÃO | VIBRANDO COM O TRIBAL: A Jornada Inspiradora do DJ Lu Santoz

De Uberlândia ao reconhecimento internacional, Lu Santoz compartilha sua jornada emocionante e como suas emoções se conecta com o público De Uberlândia para os maiores palcos, Lu Santoz é hoje

REVELAÇÃO | DJ GI MORECI: Uma Trajetória de Dedicação no Tribal House

Com uma carreira em ascensão, Gi Moreci reflete sobre sua trajetória, inspirações e projetos, destacando-se como uma das novas forças da cena Tribal brasileira Com uma trajetória inspiradora e marcante,

EVENTOS | BATEKOO adia festival para 2025 e denuncia racismo estrutural no mercado publicitário

“O pacto narcisístico da branquitude – mesmo que silencioso – pode até levantar a bandeira antirracista, mas não se reflete na hora de desenhar as verbas milionárias anuais. É importante

LANÇAMENTOS | Fancy Inc, Vintage Culture e Meca prometem faíscas na pista de dança com “Electricity”

Em tempo de celebrar dez anos de carreira, Fancy Inc se reúne aos amigos e produtores Vintage Culture e Meca para lançar “Electricity”, uma colaboração pronta para movimentar as pistas de dança no mundo todo. Com uma