COLUNA | O bom trabalho

Quando pensamos em trabalho, imediatamente, atribuímos a ele o aspecto de qualidade, ou seja, para nós existe um bom e um trabalho que não corresponde às expectativas do que seja o bom.

Diante disso, alguns pesquisadores se debruçaram sobre esta problemática para tentar compreender esta situação. Howard Gardner, William Damon e Mihaly Csikszentmihalyi são os principais nomes neste campo de estudo.

De acordo com eles, três princípios: a excelência, a ética e o engajamento precisam pautar a formação e o desenvolvimento profissional.

O que é o “bom trabalho”?

Conforme a proposta destes autores, o bom trabalho é definido ao mesmo tempo por 3 aspectos:

a excelência – alta qualificação;
a ética – responsabilidade social;
o engajamento – significativo para o sujeito.

Estes estudos fazem parte de um grande projeto empreendido por eles e outros pesquisadores.

Você faz o seu trabalho com excelência?

Então, vamos ao significado da palavra excelência, segundo o dicionário de Língua Portuguesa On Line, excelência quer dizer qualidade muito superior, neste caso, trazendo para o âmbito pessoal, seria um profissional muito superior. Mas o que seria esse, superior? Antes de ser superior como profissional, faz-se necessário ser superior como ser humano, mas não falo sobre bens e sim sobre caráter, sobre ser ético em todos os sentidos, aprender a enxergar o outro com uma pessoa e não como máquina.

O que é a ética?

A ética não se resume à moral, que geralmente é entendida como costume, ou hábito, mas busca a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver; a busca do melhor estilo de vida.

Para Aristóteles, por exemplo, toda a racionalidade prática visa um fim ou um bem e a ética tem como propósito estabelecer a finalidade suprema que está acima e justifica todas as outras, e qual a maneira de alcançá-la.

Essa finalidade suprema é a felicidade. E não se trata dos prazeres, riquezas, honras, e sim de uma vida virtuosa, sendo que essa virtude se encontra entre os extremos e só é alcançada por alguém que demonstre prudência.

Por fim, o que é o engajamento?

Tem a ver com comprometer-se, empenhar ou contratar. É o empenho em uma causa. O engajamento representa a ligação afetiva do indivíduo com um projeto.

Enfim, o bom trabalho nos faz feliz, para tanto precisamos observar estes três fundamentos: a excelência, a ética e o engajamento.

Para conhecer melhor, acesse o site do Good Project Brasil.
http://thegoodprojectbrasil.org

Compartilhe:
Instagram
Para Você

Posts Relacionados

ENTREVISTA | ELE NÃO PASSA, ELE MARCA! Di Carvalho é sinônimo de poder, identidade e liberdade em forma de som

Há quase oito anos, Di Carvalho iniciava sua história com a cena Tribal House, e hoje pode contar suas conquistas e dificuldades com muito orgulho de tudo o que passou

NOVIDADES | DJ Glen cria primeiro remix eletrônico da trilha da Corrida Integração para a Rede Globo de Campinas, EPTV

Artista foi um dos selecionados para produzir um remix da famosa música-tema da mais tradicional corrida de rua do interior de São Paulo, que está entrando em sua 40ª edição Reconhecido

LANÇAMENTOS | InntRaw transforma hit do NSYNC em tech house vibrante pela Repopulate Mars de Lee Foss

Nascida despretensiosamente, “Bye Bye Bye” chegou às plataformas nesta sexta-feira Depois de conquistar o topo do Beatport com o hit “Stephanie”, o DJ e produtor brasileiro InntRaw segue expandindo sua

LANÇAMENTOS | BINARYH lança “Hozho Naasha” pela Captive Soul: melódico que conecta som e alma

Inspirado em conceito Navajo, novo single do duo brasileiro chega às plataformas em 9 de maio no selo de Korolova Hoje (9/5), o duo brasileiro BINARYH lança Hozho Naasha, seu novo single

MATÉRIA | A BATIDA QUE ATRAVESSA DESERTOS E OCEANOS: Bragyptian e a conexão entre Egito, Dubai e Brasil

Num mundo onde a música eletrônica muitas vezes se prende a fórmulas, Bragyptian surge dos desertos do Egito. Hoje entre Brasil e Dubai, o artista constroi sua identidade sonora como