COLUNA | Linguagem neutra (não binária): diminui o preconceito por ser mais inclusiva

*Nesta Coluna, aplico a Linguagem Neutra ao texto.

Desde que nascemos, nos bombardeiam e nos colocam em Arquétipos (protótipo, primeira modelagem de algo) que nos direcionam para um padrão machista, hetero-normativo estruturado pois, como sabemos, na história foram eles, os HOMENS, que criaram leis que apenas os beneficiassem, e isso dá pauta para muitos outros temas, mas fiquemos hoje com a Linguagem Neutra de Gênero.

Então vamos entender!

O QUE SIGNIFICA LINGUAGEM?

Linguagem são códigos que permitem e auxiliam seres vivos a comunicarem suas ideias, vontades, sentimentos; entre outre outros aspectos, através de um sistema de símbolos, signos, gestos, escritas, sons etc… Podendo ser essa Linguagem verbal ou não verbal.

Pesquisando na internet também encontrei essa explicação para o conceito de linguagem:

A palavra Homem aqui precisa ser substituída por seres humanos. Pois é exatamente aqui onde toda essa questão e necessidade começam a surgir, pois nem tudo é só sobre o Homem.

COMO A LINGUAGEM É APRENDIDA?

Todos os dias aprendemos observando nossos pais, nossos professores, nossos amigos e através da internet, livros etc.

O universo é pura evolução e a linguagem de hoje não deveria ser a mesma de séculos atrás, pois as ideias de hoje também não são as mesmas.

E sabendo que seres humanos são cada vez mais compreendidos através de estudos, pesquisas e análises. Chegamos a uma conclusão inteligente de que não somos todos iguais e não temos as mesmas necessidades, e sim, deveríamos ter mesmos direito, porém na prática isto não tem funcionado tão bem. Isso porque muitos de nós foram corrompidos e/ou continuamos reproduzimos os comportamentos que aprendemos.

É preciso desconstruir para incluir!

QUANDO DEVO USAR A LINGUAGEM NEUTRA?

Não precisamos usar linguagem neutra de gênero pra tudo e a todo momento, mas sempre que estivermos falando de pessoas.

A linguagem neutra quebra as barreira do binarismo (homem e mulher) e abrange muito mais gente, tornando-se assim inclusiva.

Precisamos abandonar o formato patriarcal machista de lidar com as mais diversas situações do cotidiano para, assim, incluir mais pessoas onde previamente elas não se identificavam.

Sempre é tempo de aprender!

POR QUE DEVO USAR A LINGUAGEM NEUTRA DE GÊNERO?

Se existe insatisfação, algumas reivindicações e protestos se tornam necessários para que algumas realidades sejam notadas e validadas.

Desta maneira, acredito que alguns discursos de ódio irão aos poucos perdendo força e espaço; discursos estes que ainda ferem e matam pessoas que não se encaixam no padrão imposto.

E SE VOCÊ NÃO CONCORDA COM A LINGUAGEM NEUTRA DE GÊNERO?

Se o seu comentário não vai fazer nada para contribuir com as lutas de minorias, nem para que pessoas se sintam bem e incluídas, reveja seus conceitos quanto ser humano…

Escute mais e estude mais. Pessoas morrem todos os dias por uma “doença” chamada IGNORÂNCIA!

EXEMPLOS DE COMO UTILIZAR A LINGUAGEM NEUTRA DE GÊNERO:

Evite artigos e pronomes

Ex.:
Os artistas chegaram… / Artistas chegaram…
As intérpretes se atrasaram. / Intérpretes se atrasaram.
Gosto de dançar com a Luana. / Gosto de dançar com Luana.

Use se possível pronomes e artigos indefinidos

Ex.:
vou pra casa da Sil. / vou pra casa de Sil
cuide bem dos seus pacientes. / cuide bem de seus pacientes.

Adjetivos e sujeitos de forma neutra

Ex.:
Substitua por “Pessoas Que”
Os interessados = pessoas que se interessam.

ALGUNS CUIDADOS A SEREM TOMADOS.

Numa linguagem mais informal (coloquial), tem se adotado os caracteres “X” e “@” em algumas palavras, porém essa prática também pode se exclusiva ao invés de inclusiva. Pessoas com dislexia e cegas (enquanto leitores) têm muita dificuldade para lerem palavras com estes símbolos e também fica praticamente impossível pronunciar a escrita desta forma.

Algo que tem sido muito usado e bem aceito é a letra “E” pra deixar algumas palavras sem gênero.

Ex.:
TODES(OS), (AS);
APTE(O), (A);
LINDE(O), (A);
etc….

Existe também um sistema de gramática usado e aceito dentro da comunidade e foi escrito em 26 de agosto de 2014 no blog ESPECTROMETRIA NÃO-BINÁRIA.

PRONOMES:
el(s), del(s), nel(s), aquel(s) tirando a vogal denominadora de gênero .(som: éu)
Ilu(s), dilu(s), nilu(s), aquel(s)( som: ílu)
Elu(s), delu(s), nelu(s), aquelu(s) – (som: élu)

Existem outras formas também e é bom que vocês pesquisem, pois aqui eu dou uma breve introdução ao assunto!

Para concluir essa observação, o principal elemento de escrita é o ser humano, com a função de criar relações e conexões, lembrando que estamos em constante evolução e todas as coisas que existem precisam ser reavaliadas a todo momento, a fim de atender a maior parte das necessidades de cada ser existente neste planeta.

PRATIQUE LINGUAGEM NEUTRA DE GÊNERO, A EMPATIA E SEJA INCLUSIVO! TODOS OS DIAS TEMOS A CHANCE DE SERMOS AINDA MELHORES DO QUE FOMOS ONTEM.

Beijos da Diva!

Compartilhe:
Instagram
Para Você

Posts Relacionados

REVELAÇÃO | DJ WILL CAPITÃO: Uma Jornada de Arte, Som e Estratégias para Conquistar a Música Eletrônica

Do teatro ao marketing digital, DJ Will Capitão une paixão e planejamento para criar sua marca e se destacar na cena Tribal house brasileira.  Nesta edição, nós trazemos uma entrevista

EVENTOS | TARAKA 24H: Label do Gordo chega no Brasil trazendo um super long set em BH e SP

Taraka está confirmada em São Paulo e Belo Horizonte. O que será que vem por aí? Após atrair milhares de pessoas em sua última passagem pela América Latina, incluindo o

LANÇAMENTOS | FAIXA A FAIXA: Álbum “Senna Driven”

Através de faixas exclusivas criadas por alguns dos maiores DJs e produtores do mundo, o álbum “Senna Driven” captura o espírito e a intensidade que definiram a carreira e a

LANÇAMENTOS | Projeto “Senna Driven”, Assinado por 33 Artistas, Chega Essa Semana nas Plataformas Digitais

Faça o pre-save aqui Reunindo alguns dos maiores DJs e produtores do mundo, projeto “Senna Driven” transporta valores e trajetória de superação de Ayrton Senna para o universo da música