COLUNA | TikTok: mais que um aplicativo, uma ferramenta de marketing

Alcançar o topo do ranking das músicas mais tocadas, nacionalmente, não é tarefa fácil. A nível internacional, é ainda mais difícil. Até um tempo atrás, os charts eram compostos somente por artistas gigantes e, eventualmente, por músicas “chicletes” de artistas novos. Hoje, o cenário é bem diferente. Artistas musicais do mundo todo têm a oportunidade de trabalhar e divulgar suas músicas de diferentes formas e competir nas paradas.

Eu duvido que você nunca tenha se deparado tentando reproduzir os famosos challenges musicais do TikTok! O aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos chinês se popularizou no mundo rapidamente e, ao mesmo tempo, o mercado fonográfico passou a enxergar o app como uma nova forma de fazer marketing. Hoje, o TikTok é o aplicativo mais baixado do mundo, com mais de 2 bilhões de downloads e concentra um público jovem e consumidor de música.

Os primeiros challenges musicais surgiram por iniciativa dos próprios usuários, que hoje já passam, em média, mais de uma hora no aplicativo. O formato se baseia em criar danças fáceis e cheias de movimentos, a partir de pequenos trechos dançantes das músicas. Os desafios se tornaram febre e hoje são a maioria dos vídeos publicados no app. Tanto é assim, que empresários e artistas passaram a investir e desenhar estratégias para realizar lançamentos dentro do aplicativo.

Enquanto alguns artistas já lançam seus novos singles com uma coreografia exclusiva para o TikTok, outras faixas mais antigas também ganham as dancinhas dos usuários. Ao observar o “Top Brasil” dentro do app, podemos ver que entre os sons mais utilizados pelos usuários para a criação dos vídeos, estão sucessos como “Shower”, de Becky G, lançado em 2014. O reflexo deste “desenterro” pelos TikTokers, é que a faixa voltou a aparecer como a mais escutada da cantora, norte americana, no Spotify.

A tendência dos challenges nos mostra como a criatividade, aliada a um bom produto, pode colocar qualquer artista em evidência, independente dos recursos, seguidores ou tempo de carreira. Sabemos que a maioria das pessoas estão conectadas no meio digital e estão dispostas a consumir conteúdo, principalmente música. E cabe aos artistas saberem trabalhar nesse ambiente, com criatividade e sempre ligados às tendências.

Confira esta seleção de 5 músicas que viralizaram no Tik Tok em 2020:

“Say Só” – Doja Cat

Dream Girl

Savage” – Megan Thee

Absolutely Anything” – CG5 feat. OR3O

You Got It” – Vedo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: