COLUNA | Pílula Pop: Como nasceu o pop?

Em algum momento você já perguntou, “Pop onde estão os seus pais”? 

Eu sou o Gui Serrano e te convido para voltarmos no tempo e descobrirmos juntos como nasceu a música pop. 

Segundo pesquisas, a música pop foi influenciada pelo Blues e Country nos anos 30, que influenciaram mais tarde o desenvolvimento do gênero.

A década de 50 é marcada pelo surgimento do movimento. O estilo é marcado pela conservação da estrutura formal da música: “verso – refrão – verso”.

Os cantores que mais marcaram na época foram Bing Crosby, Frank Sinatra, Dean Martin e indiretamente Elvis Presley.

Nos anos 60 com a evolução da indústria, cantores como Bob Dylan, David Bowie e Cher, eram ídolos dos adolescentes. E claro, os Beatles também tiveram o seu momento dentro do estilo musical.

Nos anos 70 foram marcados pela disco music. Nomes como ABBA, Bee Gees, Gloria Gaynor, Donna Summer, entre outros marcaram o movimento dançante que até hoje influencia o mundo pop.

Sem dúvidas os anos 80 marcaram muitas vidas e esse é um ano considerado como um dos mais importantes para a indústria musical. Prince, Cyndi Lauper, Bon Jovi, A-Ha, U2, Whitney Houston, vários artistas surgiram nesta década, mas, resumidamente, dois fenômenos tomam conta do posto de rainha e rei do pop. 

Madonna, que surgiu com o seu pop dançante, quebrando tabus desde o primeiro momento, ousando o seu talento com marketing pessoal, sexo e religião, e Michael Jackson, que além da genialidade musical, marcou com seus passos de dança memoráveis. Os dois revolucionaram em vídeos clipes, álbuns com milhões de vendas ao redor do mundo e turnês com super produções e lotações máximas por onde passavam.

Nos anos 90 foram marcados por girls e boys bands, os mais famosos são Spice Girls e Backstreet Boys, mas também foi um ano marcante para a indústria: surgia neste mesmo ano a princesa do pop, Britney Spears. Nomes como Beyoncé, Mariah Carey e Christina Aguilera fizeram parte desse importante capítulo. A década também trouxe para a cena o pop latino, nomes como Ricky Martin, Jennifer Lopez, Shakira e Enrique Iglesias ganharam o mundo e abriram portas para que mais tarde outros artistas latinos também ganhassem força.

Os anos 2000 foram marcados por uma certa renovação. Madonna seguia firme se reinventando, Britney e Christina criavam seus caminhos e o universo pop crescia cada vez mais.

Nesta época, nomes como Hilary Duff, Rihanna, Miley Cyrus e as icônicas Katy Perry e Lady Gaga surgiram com muita força. Grupos de cantores e cantoras do universo de séries televisivas popularizaram-se e também viraram febre, como o fenômeno RBD e High School Musical.

De lá pra cá muitas coisas mudaram, novos artistas surgiram e muitos seguiram firmes. A forma do consumo da música também mudou, se pararmos para analisar hoje em dia, um artista com um bom marketing digital consegue ser muito bem sucedido, mas esse é um papo para um outro dia…

O fato é que a música pop é tão grande que é difícil listar os inúmeros artistas que colaboraram com o crescimento do gênero e fizeram parte do movimento. Muitos são responsáveis por essa evolução, mas é inegável que Madonna e Michael são as fontes da indústria. Ambos são ícones do cenário, possibilitaram novos ares para a cultura, influenciaram a sociedade e continuam, mesmo que indiretamente, influenciando. Seja na moda, dança, formato de shows, entre outros.

Essa foi a nossa primeira Pílula Pop, gostaram? 

Nos vemos em breve, beijos Gui.

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe uma resposta

Para Você

Posts Relacionados

LANÇAMENTO | Lari Hi: produtora, DJ e, agora, label boss

Conheça a Hi Music, gravadora que estreia o catálogo de lançamentos com “Hallucination” Lari Hi tem no alfabeto uma letra especial e que inicia uma palavra que tem feito parte recorrente do seu vocabulário: história. A DJ e produtora de

LANÇAMENTO | Por trás de um vocal chiclete, tem sempre uma boa história: The Otherz e Pump Gorilla lançam “Bonfire Night”

Foi aqui que pediram uma track pra curtir, dançar e cantarolar por aí? Algumas tracks têm um diferencial importante que é a facilidade de a melodia permanecer na sua cabeça e fazer seu corpo se mexer; o vocal que, quando

LANÇAMENTO | Siamese lança “Overdose Sessions”

Siamese acaba de lançar o projeto visual “Overdose Sessions”, uma nova versão do EP lançado em 2019. Ouça e baixe aqui: Overdose Sessions Assim como o EP original, o projeto visual conta com cinco canções, sendo elas “Iguais”, parceria com

LANÇAMENTO | Eloy demonstra maestria em seu mais novo EP “Freedom” pela HeadBox Records

O DJ e produtor musical Eloy, presente na cena eletrônica desde 2015, está no auge de sua carreira musical e lança o EP “Freedom”, pela Headbox Records, que vem repleto de produções impecáveis, trazendo a identidade musical do DJ que

COLUNA | EU QUERO FESTIVAL

A vivência singular nos festivais de Psytrance Falar de festival de Psytrance é como falar sobre estar em casa, à vontade com os meus amigos, ouvindo as nossas playlists favoritas, hahahahahahah… É REAL! Conheci a cena no ano 2000, frequentando

%d blogueiros gostam disto: