COLUNA | Pílula Pop: Como nasceu o pop?

Em algum momento você já perguntou, “Pop onde estão os seus pais”? 

Eu sou o Gui Serrano e te convido para voltarmos no tempo e descobrirmos juntos como nasceu a música pop. 

Segundo pesquisas, a música pop foi influenciada pelo Blues e Country nos anos 30, que influenciaram mais tarde o desenvolvimento do gênero.

A década de 50 é marcada pelo surgimento do movimento. O estilo é marcado pela conservação da estrutura formal da música: “verso – refrão – verso”.

Os cantores que mais marcaram na época foram Bing Crosby, Frank Sinatra, Dean Martin e indiretamente Elvis Presley.

Nos anos 60 com a evolução da indústria, cantores como Bob Dylan, David Bowie e Cher, eram ídolos dos adolescentes. E claro, os Beatles também tiveram o seu momento dentro do estilo musical.

Nos anos 70 foram marcados pela disco music. Nomes como ABBA, Bee Gees, Gloria Gaynor, Donna Summer, entre outros marcaram o movimento dançante que até hoje influencia o mundo pop.

Sem dúvidas os anos 80 marcaram muitas vidas e esse é um ano considerado como um dos mais importantes para a indústria musical. Prince, Cyndi Lauper, Bon Jovi, A-Ha, U2, Whitney Houston, vários artistas surgiram nesta década, mas, resumidamente, dois fenômenos tomam conta do posto de rainha e rei do pop. 

Madonna, que surgiu com o seu pop dançante, quebrando tabus desde o primeiro momento, ousando o seu talento com marketing pessoal, sexo e religião, e Michael Jackson, que além da genialidade musical, marcou com seus passos de dança memoráveis. Os dois revolucionaram em vídeos clipes, álbuns com milhões de vendas ao redor do mundo e turnês com super produções e lotações máximas por onde passavam.

Nos anos 90 foram marcados por girls e boys bands, os mais famosos são Spice Girls e Backstreet Boys, mas também foi um ano marcante para a indústria: surgia neste mesmo ano a princesa do pop, Britney Spears. Nomes como Beyoncé, Mariah Carey e Christina Aguilera fizeram parte desse importante capítulo. A década também trouxe para a cena o pop latino, nomes como Ricky Martin, Jennifer Lopez, Shakira e Enrique Iglesias ganharam o mundo e abriram portas para que mais tarde outros artistas latinos também ganhassem força.

Os anos 2000 foram marcados por uma certa renovação. Madonna seguia firme se reinventando, Britney e Christina criavam seus caminhos e o universo pop crescia cada vez mais.

Nesta época, nomes como Hilary Duff, Rihanna, Miley Cyrus e as icônicas Katy Perry e Lady Gaga surgiram com muita força. Grupos de cantores e cantoras do universo de séries televisivas popularizaram-se e também viraram febre, como o fenômeno RBD e High School Musical.

De lá pra cá muitas coisas mudaram, novos artistas surgiram e muitos seguiram firmes. A forma do consumo da música também mudou, se pararmos para analisar hoje em dia, um artista com um bom marketing digital consegue ser muito bem sucedido, mas esse é um papo para um outro dia…

O fato é que a música pop é tão grande que é difícil listar os inúmeros artistas que colaboraram com o crescimento do gênero e fizeram parte do movimento. Muitos são responsáveis por essa evolução, mas é inegável que Madonna e Michael são as fontes da indústria. Ambos são ícones do cenário, possibilitaram novos ares para a cultura, influenciaram a sociedade e continuam, mesmo que indiretamente, influenciando. Seja na moda, dança, formato de shows, entre outros.

Essa foi a nossa primeira Pílula Pop, gostaram? 

Nos vemos em breve, beijos Gui.

Compartilhe:
Instagram
Para Você

Posts Relacionados

DESTAQUE | BONNIE B: A Arquiteta dos Encontros Improváveis

Celebrando 10 anos de estrada, a DJ e produtora que viralizou com o “Mashup Boladão” revela como transforma o caos sonoro em harmonia e utiliza a música como ferramenta de

DESTAQUE | KAMIE DEVOUR: O Techno como Ritual e Rendição

Com 10 anos de cabine e uma alma forjada no fogo do circo e no peso do rock, a fundadora da Twisted.rec revela como transforma o Hard Techno em uma

REVELAÇÃO | CAÍQUE MEIRELLES: O Alquimista do Pop ao House

Com turnês internacionais, 14 estados no currículo e um selo autoral de sucesso, o artista carioca prova que a versatilidade é a sua maior potência para conquistar as pistas em

DESTAQUE | BONEKINHA IRAQUIANA: A Maestrina do Submundo

Da Baixada Santista para a Europa: como a artista uniu a herança do Samba à agressividade da Bruxaria para redefinir o Funk experimental no cenário mundial. Bonekinha Iraquiana é uma

MELHORES DO ANO 2025

VOTAR NOVAMENTE FASE 3 – INICÍCIO DAS VOTAÇÕES POR GRUPO – 27/1 A 4/2 VOTAR NOVAMENTE