LANÇAMENTO | “Como Nossos Pais”, de Elis Regina, é a primeira música de catálogo no Brasil a ser lançada em áudio espacial

Entre 1975 e 1977, Elis Regina apresentava, cinco vezes por semana, o show “Falso Brilhante”, no Teatro Bandeirantes, em São Paulo. Do espetáculo, nasceu o LP de mesmo nome, lançado em 76 e remixado e remasterizado em 2006.

45 anos após o lançamento do clássico disco (24 de setembro), chega ao público uma verdadeira pérola: “Como Nossos Pais”, faixa mais conhecida do álbum, em Áudio Espacial, o mais completo e imersivo formato sonoro disponível no mundo atualmente.

É muito simbólico porque a música é um retrato daquele tempo e, simultaneamente, tem valores atemporais. Como a essência da gravação foi concebida num teatro, partimos deste ponto para escolher os parâmetros sonoros da remixagem. O público vai sentir como se estivesse assistindo ao show, sentado num lugar privilegiado da plateia.” – João Marcello Bôscoli – produtor musical do lançamento.

Filho da artista e responsável por manter viva sua obra, atualizando-a sempre para as novas linguagens, João se uniu à Universal Music Brasil e aos estúdios Dolby, inventora do formato Dolby Atmos (chamado no Brasil de Áudio Espacial), para recriar a experiencia sonora e contemplativa de “Como Nossos Pais”.

Elis Regina. Foto: Reprodução/Suas Letras.

Ao lado do engenheiro de som Ricardo Camera e do diretor técnico da Dolby Giovanni Asselta, o produtor buscou trazer novas flexões e reflexões para a canção de Belchior, interpretada por Elis, uma das mais marcantes gravações da música brasileira.

Com o Atmos, pudemos ampliar o estéreo, imergir, trazer um frescor sem tirar a atenção do principal. Tivemos muito cuidado de não transformar a remixagem numa pirotecnia, para não ficar distante do que a Elis concebeu e aprovou. É aquele ‘gasinho’ do refrigerante, sutil, mas que faz toda a diferença”, diz ele, se valendo de analogias para tentar explicar algo tão subjetivo.

Para recriar “Como Nossos Pais” em Áudio Espacial, João Marcello partiu do critério da coesão. Como tornar fluido e verídico um som que foi concebido há quase cinco décadas, remixado para estéreo e agora podendo chegar a 12 caixas de sons diferentes?

O produtor fez questão de manter a essência da música e dos músicos, equilibrando com cuidado os volumes da voz e dos instrumentos da matriz. “Foi fundamental manter as proporções sonoras intactas. E ainda aproveitamos para restaurar alguns artefatos sonoros que não pertenciam à gravação original, como pequenas distorções e chiados”, conta ele, que mexeu pela primeira vez neste áudio quando o remixou para 5.1 no CD+DVD ÁudioFalso Brilhante, lançado pela Trama em 2006.

Por se tratar de uma novidade e um formato que o público ainda está conhecendo, “Como Nossos Pais” será lançado como single.

A ideia é que outras faixas da cantora sejam disponibilizadas à medida em que o Áudio Espacial se popularize entre o público. “Embora o Atmos já esteja nas TVs 3.0, nos games e nos celulares, no Brasil, por enquanto, apenas a Apple Music e o Tidal oferecem essa experiência”, diz João Marcello.

“Queremos apresentar a obra da Elis para as pessoas conhecerem o formato, mas temos a preocupação de não fazer um lançamento completo num momento ainda de descoberta, para ela também acompanhar esta evolução. Por enquanto, é um abre-alas.” – João Marcelo.

Vídeo com áudio original da época da música.

Joao Marcello Bôscoli. Foto: Reprodução/Projeto Draft.

João Marcello pesquisou alguns lançamentos e parâmetros de engenharia de som recentes em Dolby Atmos para definir suas escolhas como produtor musical. Os relançamentos de Donny Hathaway e John Lennon foram alguns deles. “São artistas que cantam muito com uma banda por trás, assim como Elis em ‘Como Nossos Pais’. Esse desafio foi uma responsabilidade enorme, mas me senti muito seguro na Dolby. É uma empresa de engenharia que vive de gerar parâmetros super bem estudados. Eles inventaram o lance!”, diz ele.

O single “Como Nossos Pais”, foi lançado nessa sexta-feira – 24 de setembro – e os fãs já poderem chegar mais perto do som original de Elis, registrado no Teatro Bandeirantes. Não esqueça de usar fones de ouvido e fechar os olhos. Nem se espante se por acaso se sentir como a cantora ao ser perguntada pela sua paixão: “Encantada, como uma nova invenção”. É esta a sensação do Áudio Espacial: impalpável e intangível, porém altamente perceptível e sensorial. Aumenta o som e aperta o play…que o novo chegou.

Ouça AGORA Como Nossos Pais” em Áudio Espacial na Apple Music e no Tidal.

Texto: Kélita Myra

COMPARTILHE :

Instagram