ENTREVISTA | Um pouquinho de política com GM Rodrigo Figueiredo – RJ

Com a proximidade das eleições e o aumento significativo de candidatos ligados à comunidade LGBTQIA+, nesta edição, entrevistamos alguns candidatos que falaram um pouco sobre suas propostas e suas visões políticas.

“A representatividade de nossas vozes em um cargo político abre caminhos para nossa luta.” Rodrigo Figueiredo.

O GM Rodrigo Figueiredo é candidato a vereador do Rio de Janeiro, pelo PDT. Ele que é ativista LGBTQIA+, defensor do animais, do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos, traz inúmeras propostas e questionamentos voltados à comunidade LGBTQIA+.

Confira na íntegra nosso bate-papo especial com o GM Rodrigo Figueiredo:

Nós tivemos acesso ao seu plano, mas acho interessante usar esta oportunidade para dividir com todos.
Quais são objetivos para o público LGBTQIA+?

Resgatar a dignidade que nos foi colocada em sacos de lixo na bienal do livro, pela atual gestão do Bispo Marcelo Crivella, recriando todo o desmonte feito por esta gestão no pouco que havíamos avançado.

Acredita que diante deste nosso cenário ainda muito machista e homofóbico (mesmo que velado) há espaço para ações em prol deste público?

Com toda certeza, é obrigação do município zelar em prol de políticas públicas que atendam de fato a nossa população LGBTQIA+. Como Vereador poderei fiscalizar se essas políticas estão sendo implantadas e se de fato atende a todos, todas e todes!

Os trabalhadores informais têm aumentado significativamente. Tem espaço para eles no seu mandato? Explique.

Sim, no cenário LGBTQIA+ principalmente, e a ideia é criar um selo para empresas que efetivamente assumam compromissos com nossa comunidade, principalmente empresários da cena LGBTQIA+, visando para além de projetos que atendam o que já temos. Acredito que devamos incentivar a inclusão de pessoas trans nessas vagas. Estarei esta semana gravando vídeos de compromisso com a @antra e a @aliancalgbti assumindo diversos compromissos para com a população LGBTQIA+.

http://www.gmrodrigofigueiredorj.com.br/

Diante desta bipolaridade política, qual suas estratégia para conseguir apoio na validação dos seus projetos?

Muitos candidatos assumem compromissos com a população LGBTQIA+, porém não os trazem como principal atuação de seus mandatos. A representatividade de nossas vozes em um cargo político abre caminhos para nossa luta. É uma luta de todos, todas e todes, precisarei da ajuda de todes lotando aquela casa nas votações, levando nossas vozes, nossa representatividade. Convido aos leitores para conhece meu trabalho no instagram e site.

O seu trabalho como servidor público municipal civil é algo que já tem bastante reconhecimento. Como foi que você percebeu que poderia usar a internet para levar sua voz para outros âmbitos?

Através da rede nacional de Operadores de Segurança Pública LGBTQIA+ a @renosplgbti e logo após no coletivo @policiaisantifascismo

Acredito que nossas vozes chegam e ajudam muitos a escolher nossas profissões e proporcionar a oportunidade de incentivar a pessoas LGBTQIA+ a também escolherem nossas profissões. É importante a representatividade de todos, todas e todes nas instituições de segurança pública, para que assim possamos começar a caminhar democraticamente.

Você já sofreu alguma retaliação ou algo do tipo por ser um ativista das causas LGBTs?

Sim, atualmente algumas sindicâncias, perseguições pela atual gestão, algo que ainda não me sinto confortável a falar, antes de denunciar tudo no Ministério Público do Estado, o que ainda não o fiz por falta de tempo na agenda corrida de campanha sem recursos.

Qual a mensagem você deixa para todos os leitores da Colors DJ e para seus seguidores?

Preciso da ajuda de vocês hoje para levar a representatividade de nossas vozes àquela casa racista, machista, misógina, LGBTQIA+fóbica.

Caso eleito, continuarei precisando da ajuda de vocês, lotando a casa com nossas bandeiras, levando as nossas vozes e mostrando a nossa união.

Muito Obrigado pela oportunidade,

GM Rodrigo Figueiredo – @gmrodrigofigueiredorj

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: