capa_colors_feed_mauromozart_02

ÍCONE | HUMILDADE, ÉTICA E TALENTO: O SEGREDO POR TRÁS DO SUCESSO DE MAURO MOZART

Ele tem 24 anos de carreira (18 como produtor), e quando chegou ao topo, nunca mais saiu. É considerado por seus pares e pelo público um dos melhores DJs e produtores da cena nacional e mundial. Atualmente é residente da The Week, Alegria (NY) e Wow (NY).

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre esse ícone que sempre ultrapassa as expectativas, e nos representa com maestria no exterior, apresentamos: Mauro Mozart.

 Começou a tocar em 1997, em Belo Horizonte (onde mora até hoje), em festas de amigos e aniversários. Depois tocou em boates da “cena hétero”, com o nome de DJ Energy, onde teve contato com a cena eletrônica da época.

Em seguida, começou a se apresentar em clubs predominantemente LGBTQIA+, após ter ido uma vez para conhecer, e ter ficado encantado com a vibe.

Foto Divulgação

Quando começou, suas referências eram: Tiesto, Armin Van Buuren, Armand Van Helden, Rosabel (Abel Aguilera & Ralphi Rosario), Thunderpuss, Tony Moran, Chus & Ceballos, Dario Nuñez e os DJs do grupo Matinée Group, da Espanha. 

 Em pouco tempo já era residente da Josefine (BH), depois da Diesel e The Pub, em Goiânia.

Foto Divulgação

Em 2003 começou a produzir, o que rendeu bons frutos: as produções rodaram o mundo e abriram as portas para a carreira internacional – mesmo sem mídia, apoio de gravadora ou de um grande grupo produtor de festas por trás, apenas com a divulgação boca a boca entre os DJs e no Soundcloud (que surgiu em 2007 e rapidamente se tornou a plataforma mais utilizada pelos DJs, desbancando o My Space).

 Já no ano de 2010, se você leitor, conversasse com um amigo seu europeu, fervido, e perguntasse se conhecia algum DJ brasileiro, certamente ele iria responder: Mauro Mozart e Enrry Senna. Como o próprio Mauro diz: “Eu já tive vários momentos inesquecíveis. Como tocar pela primeira vez em New York na Alegria e na Winter Party em Miami. Eu vou levar esses momentos lindos comigo para o resto da vida.”

 Desde então, é um dos nomes mais requisitados nacional e mundialmente para fazer remixes oficiais. Mas tem um deles que é o favorito deste repórter: o remix para o hino dos anos 80, de Gloria Estefan, “Rhythm is Gonna Get You”, feito no ano passado, e o mesmo diz: “Olha, fazer um remix oficial para a diva Gloria Estefan foi um grande presente! Eu não esperava tanto sucesso. Gratidão.”

 Continuou sua carreira vitoriosa, tocando pelos principais selos nacionais e internacionais, até que em 2015 finalmente veio a residência na The Week.

 A The Week lhe proporcionou uma das datas mais desejadas na cena: tocar no Circuit Festival em Barcelona. “Tocar na Circuit Festival foi uma experiência única. Toquei na festa Carioca da The Week. Foi um sucesso, e depois fui prestigiar amigos DJs na Main Party, a festa no parque Aquático. Foi Surreal”, conta Mauro.

 Certa vez na The Week São Paulo, em junho, no mês do orgulho LGBTQIA+, tocou montado de drag. O nome Mauretty saiu no flyer e no aplicativo Lorean. A semana inteira dezenas de habituées da casa ficaram curiosos, correndo atrás de informações sobre Mauretty, procurando no Soundcloud, sem encontrar. No sábado o mistério foi desfeito. Pelas fotos dá para perceber que Mauro se divertiu mais do que todo mundo. 

Outra ocasião lhe coube fazer o warm up da primeira festa do Eterna Festival. Era ainda quinta-feira, no antigo Espaço 555, na Avenida São João (SP). Provando que não existe horário ruim, o set repercutiu muito, foi um dos mais comentados do Festival.

 Existem produtores brilhantes que são bons DJs. Existem DJs brilhantes que são bons produtores.  Mas na visão das pessoas que ouvimos, Mauro é um dos mais completos DJs nacionais, conseguindo ser brilhante como DJ e Produtor.

 E tem conseguido manter essa regularidade ao longo da carreira. Qualquer artista é passível de ter fases mais criativas e outras mais de reflexão, de pesquisa em busca de novas sonoridades e novos desafios…

 Não é seu caso, que foi evoluindo sua sonoridade ao longo dos anos, adaptando à cena, mas sempre altamente produtivo e criativo. Uma verdadeira mente inquieta.

 Suas apresentações são sempre uma surpresa, até para quem tem o hábito de acompanhar seu Soundcloud e suas produções. Mauro não se apega a set.

 Ele nos contou um pouco de como se prepara para uma apresentação, de acordo com o tipo de festa.

“Eu me atualizo sempre em todos os estilos, estou preparado para tocar desde festas eletrônicas para o público Hetero ou LGBT.

Para uma festa na praia ou em um Club com piscina, o DJ tem que estar preparado para aquele ambiente. Eu levo tracks de Deep House, Tea Dance, Dance Music, House Music, Disco Music e Progressive House.

Já em festas em Clubs pequenos, eu preparo um material de Tribal House: Vocais brasileiros e Internacionais.

Isso vale também para festas grandes, onde eu acrescento também House Music e Progressive House.

Eu nunca venho com set preparado. Sempre deixo minha playlist organizada uma semana antes das minhas apresentações, e vou atualizando ao decorrer da semana.”

Ao longo dos anos, Mauro fez várias parcerias de sucesso. A primeira delas foi com o DJ Jeff Valle (atualmente morando na Espanha): Projeto Sound Systems. Jeff nos contou tudo:

 “Era mais ou menos 2008, o Tribalzão raiz estava começando a dar espaço para uma pegada mais progressiva, som mais fino, Peter (Rauhofer) estava no auge… Eu sou mineiro também, e convidei o Mauro para formarmos uma dupla, e foi incrível. Ele é muito amoroso e muito profissional.

Eu fazia mais a parte de melodia e harmonia, e ele mais a parte de percussão.

Chegamos a fazer remixes oficiais para o Tony Moran e para Anastacia.

O mais importante para uma dupla dar certo é a lealdade, a transparência. Afinal, depende dos dois para dar certo”.

 Outra parceria marcante foi com o DJ Tommy Love, formando a dupla Blond 2 Black, que rendeu muitas produções bacanas, sendo a mais famosa o instrumental “Fierce”. No Brasil a última vez que tocaram juntos foi na Festa da Lili em 2019, e o próprio Tommy nos contou que:

 “São pouquíssimos os DJs com os quais me sinto à vontade para fazer um back2back. É preciso sintonia total, ambos têm que conversar musicalmente e se completar de alguma forma.

O Mauro tem uma energia muito cativante, só de estar ao lado dele você já se sente bem. E isso é MUITO importante num back2back.

Quando tocamos juntos, só da gente se olhar já sabemos o que o outro está pensando. É surreal! E o mesmo se aplica em nossas produções juntos: eu mando minha parte, e o Mauro me devolve com alterações incríveis!”.

Fogo Divulgação
Fogo Divulgação

Formou duplas memoráveis também com Paulo Pacheco (Back2black) e Renato Cecin (Grooveline – apresentaram-se juntos no Brasil e na Ásia).

 Ética e humildade são grandes qualidades suas, admiradas por todos os colegas. Mauro nos contou um pouco sobre o que pensa sobre o assunto:

 “Ética e humildade e profissionalismo são coisas muito importantes na carreira artística. Mas infelizmente muitos não tem. Eu sempre fui humilde, e por isso quando eu estava começando houveram pessoas que se aproveitaram de minha bondade e me passaram para trás.

Mas eu vi que não valia muito a pena bater de frente, sempre estive com a minha cabeça erguida e fazendo o meu trabalho. Esse é o segredo para o sucesso.

A questão de Ego entre DJs e produtores existe já há mais de 30 anos, mas é uma questão natural, cada um tem que defender seu negócio e seu trabalho. Mas que seja de forma profissional. 

Apesar de que na minha opinião tem melhorado de um tempo para cá. A pandemia que estamos vivendo foi um divisor de águas. Eu observei que muitas pessoas melhoraram, e outras não.”

 Mauro nos contou também sua expectativa com o avanço da vacinação e o retorno às atividades dos eventos:

 “Nós DJs e produtores de festas estamos muito animados e felizes com a volta das festas aos poucos, depois de mais de um ano parados.

No Brasil já tem lugares em que estamos podendo trabalhar, acredito que se Deus quiser a partir de outubro pra frente as coisas já estarão normalizadas, com toda a população vacinada.

Vai ser incrível. Fora do Brasil como México, Colômbia, EUA, Europa, as festas já estão com força total!”

Foi com imensa satisfação que a equipe da Colors DJ Magazine realizou esta reportagem para homenagear este grande artista, que já trouxe tanta alegria às nossas pistas, e que ainda trará muito mais. O mundo é seu, Mauro!

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

deixe sua opnião

Sugestão de pauta, opinião sobre nossos textos, envio de lançamentos, ...

%d blogueiros gostam disto: