capa_colors_feed_fernandomoreno

ÍCONE | “Há 25 anos, pelo menos, eu vivo 100% de música” – Fernando Moreno.

Acompanhando e participando ativamente das transformações do mercado da música eletrônica, Fernando Moreno é proprietário da SmartBiz, uma das agências de DJs pioneiras no Brasil e também DJ residente das festas mais badaladas de São Paulo, como Shout (Club Yacht) e Ultralions (Lions Nightclub). Seus sets são variados, trazendo uma pegada house, techno ou até pop, com versões sofisticadas, misturando beats dos anos 90 com remixes inusitados, garantindo uma sonoridade sensacional.

Seu interesse pela música eletrônica começou ainda nos anos 90, frequentando a noite e com participações em projetos como Rebolado, do DJ Luiz Pareto e Club Alien, da DJ Andrea Gram.

Mas somente quando ingressou no time da Revista OnSpeed é que começou a trabalhar e se dedicar profissionalmente a este universo.

“Quando criança, eu pedia pra minha mãe me comprar trilhas de novelas, que traziam disco music, pop, rock e juntava com os discos de vinil que tinha em casa, catalogava, organizava e ainda tocava nas festinhas. Quando adolescente, ouvia rock pesado e heavy metal, cheguei a ser roadie de duas bandas. Depois fui ‘mordido’ pelo estilos pós punk/new wave e daí foi um pulo para cair nas casas noturnas que já traziam DJs com novidades de House e Techno – assim fui acompanhando o começo da evolução da cena nacional”, nos conta Fernando sobre o início da sua vivência musical.

Na revista, ele cuidava da parte comercial, administrativa e novos projetos. A revista, que tinha especial cuidado gráfico, circulava gratuitamente nas festas e lojas alternativas, trazendo conteúdo sobre moda, comportamento e, claro, música, festas e DJs. 

No início dos anos 2000 a revista abriu o OnSpeed Café, no Shopping Villa-Lobos e logo migrou para a galeria Ouro Fino, na Rua Augusta, efervescente ponto de encontro dos interessados em música e moda. Nessa época, a revista se dissolveu e Fernando se associou ao DJ Renato Lopes, um dos ícones e pioneiros da cena e, juntos, fundaram a SmartBiz, agência de DJs nacionais e internacionais que cresceu rapidamente. O café passou a se chamar SmartBiz Café e a empresa criou “braços”, como o SmartBiz Trax (selo de música), SmartBiz Party (eventos) e SmartBiz Radio (programa na 97FM). 

“Trabalho com o Fernando há 20 anos, além de um bom amigo, ele é peça fundamental no desenvolvimento e crescimento da minha carreira e um ótimo profissional. Juntos, já realizamos diversos projetos, aqui e no exterior.” – DJ Mau Mau.

A agência logo se tornou referência, representando nomes importantes do mercado nacional e internacional e fazendo festas pelo Brasil todo. 

Em 2010, pausando a SmartBiz, fundou, com outros sócios, a agência Entourage Conteúdo Artistico, onde permaneceu até 2013, para então retomar a SmartBiz, que existe até hoje, representando nomes como Magal, Mau Mau, Renato Cohen, Gezender, Benjamin Ferreira, Fractal Mood e Marina Dias. “Desde aquela época a ideia sempre foi manter um casting enxuto de DJs, entre artistas consagrados e novos talentos, primando pela qualidade.”, conta.

Negociando e atuando muito perto dos seus artistas, Fernando já trouxe ao Brasil nomes como Miss Kittin, Laurent Garnier, Front 242, DJ Hell, Vitalic, Stephan Bodzin, Ellen Allien, Ricardo Villalobos, The Sisters Of Mercy, Marco Carola, Tiga, entre tantos. A agência também fez curadoria, programação artística e contratações para clubs como Lov.e, D-edge, Vegas e festivais, entre eles Motomix, Nokia Trends, Smirnoff Night Exchange e palcos da Virada Cultural. E ele fala que “profissionalmente, trabalho com a agência faz 20 anos e, até hoje, eu ainda aprendo com o mercado. Isso é algo constante, cada um que chega tem uma história para contar e acrescentar. Quando começamos, claro, era inóspito, ajudamos a implementar uma cena, a profissionalizar o mercado, a exportar e importar DJs, a lançar e produzir músicas, a criar curadorias musicais. Abrimos caminhos para muita gente.” 

“Conheço o Fernando há mais de 20 anos , a Smartbiz foi minha primeira agência e nos tornamos grandes amigos, viajamos muito juntos e sempre tivemos uma ótima relação pessoal e profissional. Com certeza o Fernando é um dos profissionais mais sérios e corretos do nosso mercado!!!” – Renato Ratier, DJ e dono do D-Edge.

Como DJ, se apresentou esporadicamente em muitos clubs, como: D-Edge, HotHot, Bar Secreto, Cine Joia, Funfarra, Caos, Mirante e Audio. Começou, em 2010, ainda como convidado, a tocar na festa Ultralions, no Lions Nightclub e Shout, no Club Yacht, e logo se tornou residente semanal de ambas, onde permanece até hoje. Neste período também se apresentou em festivais como Milkshake, Festas de marcas como Colcci, Vogue, Puma, Festival de Cinema de Gramado, Aperol Spritz, Chilli Beans Fashion Cruise, e ainda encerramento de shows, como Preta Gil e Daniela Mercury, revelando sua diversidade musical. Também é residente trimestral do Club 88, em Campinas e, neste percurso, já foi residente mensal dos clubs Aloca, PanAm e Dorothy Parker. Atualmente toca com frequência no Club Jerome, um dos clubs principais da cidade, além de ser DJ convidado em outras festas.

“Cada artista traz sua bagagem própria. Gosto de estabelecer laços mais fortes para encontrarmos juntos o caminho de como trabalhar.”Fernando Moreno.

Foto Divulgação
Foto Divulgação

Em 2019 criou, junto com o DJ Renato Cohen, o selo Massa Records, especializado em música para as pistas de dança e que revela artistas nacionais e internacionais, tornando-se uma das gravadoras expoentes da cena eletrônica. 

“Fernando, além de bom DJ, é um dos poucos agentes que tem personalidade e respeito à música. Em todos os seus projetos é sempre valorizado o lado artístico e não o comercial.” – DJ Renato Cohen.

Esse é um verdadeiro ícone da música brasileira. Não é mesmo?! E merece muito ser um dos homenageados desta edição da Colors DJ Magazine. É o mesmo que acha a DJ Eli Iwasa, que já foi homenageada aqui na revista e que pra finalizar essa homenagem manda conta que:

“Minha história com o Fe mistura inesquecíveis momentos (e que momentos!) de nossa amizade com grandes realizações profissionais. Ele faz parte da minha vida de maneira definitiva há quase 2 décadas, em uma parceria que vai de viagens mundo afora, bookings importantes, pistas de dança, e vai muito além delas.”

Ah! E se você deseja enviar um depoimento, um agradecimento, sua opinião sobre a carreira dele ou até mesmo alguma história inusitada que tenha passado com o ícone Fernando Moreno, não deixe de nos contar. Quem sabe seu texto seja também publicado e divulgado nas em nossas redes sociais, site e na revista digital. Envie agora!

Acompanhe o trabalho do DJ Fernando Moreno em suas redes!

Instagram

Mixcloud

Soundcloud

SmartBiz

Massa Records

Outro links

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

deixe sua opnião

Sugestão de pauta, opinião sobre nossos textos, envio de lançamentos, ...

%d blogueiros gostam disto: