COLUNA | O que é ser profissional?


2020: um ano para ser lembrado, para compreender e também para entender! Com tudo o que nos aconteceu diante da pandemia do Covid-19, o mercado de eventos e congênere foi um dos setores mais impactados, se não o maior setor que sofreu, e não somente pela falta e impossibilidade de público, mas principalmente pelos profissionais que tanto se dedicam à entrega de programações, produções, festas etc.

Diante a tudo isso, perguntas vem sempre à tona e que são: “O que é ser profissional?”, “Quem é profissional?” … esses questionamentos, vieram exatamente com a proposta dessa coluna, trazer discussão e a luz, esclarecimentos, posicionamentos em torno do assunto PROFISSIONALISMO”, e prometo falar sobre ideias e conteúdos para nos fazer ter mais conhecimento e ideia a cerca dos profissionais na cena eletrônica, musical e no universo de eventos.

Segundo o dicionário Priberam, pro·fis·si·o·nal (profissão, na forma profession-, + -al) adjetivo de dois gêneros.

1. Que se relaciona com uma dada profissão (ex.: sindicato profissional, ensino profissional). substantivo de dois gêneros

2. Pessoa que faz uma coisa por ofício (ex.: profissionais do futebol). ≠ AMADOR. adjetivo de dois gêneros e substantivo de dois gêneros

3. Que ou quem revela profissionalismo. ≠ ANTIPROFISSIONAL

De acordo com o dicionário, é possível dizer que todos somos profissionais quando englobados em nossas profissões e como executamos ações, porém, quando visto o segundo significado, nos damos conta que o dicionário coloca que ser profissional é diferente de ser amador, diante do entendimento do significado, a palavra amador no dicionário a·ma·dor |ô| (amar + -dor).

1. Que ou aquele que, por gosto e não por profissão, exerce qualquer ofício ou arte.

2. Que ou o que revela inexperiência em algum assunto ou atividade. adjetivo

3. Que é praticado ou exercido por gosto e não profissionalmente

Em tempos de confinamento e no entendimento dos conceitos, nos deparamos sob a necessidade da entrega, de prazos e de como se comportar profissionalmente diante das pessoas e instituições.

No mercado de eventos, na necessidade de movimentar-se e entregar conteúdos, muitos artistas e empresas utilizaram seus meios de comunicação e redes sociais para conectar com o que tem de melhor do seu profissional para não deixar o entretenimento sucumbir e de alguma forma manter a continuidade de suas histórias.

Mas a questão é “Quanto de todo o conteúdo disseminado e exposto foi realmente profissional?” “Diante de tudo entregue e visto, realmente tivemos profissionalismo ou foi uma maneira de sobreviver?”

Além desse universo, o mercado permaneceu congelado e impossibilitado de realizar eventos e é de consciência de que houveram alguns eventos e festas clandestinas, o que reforça a pergunta: Há profissionalismo?

Todo esse questionamento deve ser levado em consideração para a pergunta retórica e que inicia essa coluna: “O que é ser profissional?”.
Meu caro leitor, na minha humilde e sincera opinião, não sou dono da verdade e da razão, mas diante dos fatos e relatos chego a conclusão de que para os pontos abordados até o momento, tanto no mundo digital, quanto na realização de eventos, qualquer pessoa que se intitula profissional, precisa estar pautada e amparada sob estudo e experiência, comprovando com a ciência (estudo) ou vivência para permitir-se executar, o que não quer dizer que estamos falando de boa entrega e excelência (assunto do qual não falaremos hoje… rs).
Portanto, a todos profissionais que estão pautados de acordo como expus acima, acredito que são profissionais e a cada dia devem buscar mais informação, estudo, vivência e experiências para melhorar e tornar-se mais profissional.

Então, e o que você acha?

Conta pra gente sua opinião e também diz de qual assunto você gostaria de ver abordado sobre profissionais e profissões nessa coluna?

“As pessoas deveriam aprender que para serem bons profissionais, primeiramente devem ser excelentes humanos.” Euver Takashi.

Bom outubro! =D

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Um comentário em “COLUNA | O que é ser profissional?

  1. Pingback: COLUNA | 2020 ou 2021? Cancela ou não? Feliz Ano Novo?! - Colors DJ Magazine

Deixe uma resposta

Para Você

Posts Relacionados

LANÇAMENTO | Lari Hi: produtora, DJ e, agora, label boss

Conheça a Hi Music, gravadora que estreia o catálogo de lançamentos com “Hallucination” Lari Hi tem no alfabeto uma letra especial e que inicia uma palavra que tem feito parte recorrente do seu vocabulário: história. A DJ e produtora de

LANÇAMENTO | Por trás de um vocal chiclete, tem sempre uma boa história: The Otherz e Pump Gorilla lançam “Bonfire Night”

Foi aqui que pediram uma track pra curtir, dançar e cantarolar por aí? Algumas tracks têm um diferencial importante que é a facilidade de a melodia permanecer na sua cabeça e fazer seu corpo se mexer; o vocal que, quando

LANÇAMENTO | Siamese lança “Overdose Sessions”

Siamese acaba de lançar o projeto visual “Overdose Sessions”, uma nova versão do EP lançado em 2019. Ouça e baixe aqui: Overdose Sessions Assim como o EP original, o projeto visual conta com cinco canções, sendo elas “Iguais”, parceria com

LANÇAMENTO | Eloy demonstra maestria em seu mais novo EP “Freedom” pela HeadBox Records

O DJ e produtor musical Eloy, presente na cena eletrônica desde 2015, está no auge de sua carreira musical e lança o EP “Freedom”, pela Headbox Records, que vem repleto de produções impecáveis, trazendo a identidade musical do DJ que

COLUNA | EU QUERO FESTIVAL

A vivência singular nos festivais de Psytrance Falar de festival de Psytrance é como falar sobre estar em casa, à vontade com os meus amigos, ouvindo as nossas playlists favoritas, hahahahahahah… É REAL! Conheci a cena no ano 2000, frequentando

%d blogueiros gostam disto: