COLUNA | Os Mashups

Na arte da discotecagem, uma das coisas que faz o diferencial em uma apresentação se chama: “mashup”- a combinação de duas músicas diferentes já existentes com elementos de cada uma tocadas ao mesmo tempo. Pode ser um instrumental com uma acapella, por exemplo. A prática de remontar canções começou desde o início da música gravada.

Os mashups podem ser feitos ao vivo, durante a apresentação de um DJ, ou já gravados – muitos deles são distribuídos gratuitamente pela Internet. A palavra “mashup” ganhou popularidade quando o gênero se espalhou pelos Estados Unidos durante 2002-2003.

A diferença básica entre um produtor musical e um criador de mashups é que o criador do mashup normalmente não adiciona nenhum material novo, reutilizando os elementos das músicas produzidas por um produtor musical.

Mesmo assim, criar mashups exige criatividade, um bom ouvido e noções de teoria musical. Não se pode “ir misturando” qualquer coisa ao mesmo tempo. É como fazer um bolo colocando qualquer ingrediente que você vê na sua frente. É importante, no mínimo, combinar a tonalidade das músicas.

Uma questão sempre polêmica relacionada aos mashups se trata da proteção de direitos autorais. Se você é produtor, músico ou compositor, obviamente você vai querer evitar que suas obras sejam usadas sem permissão. Por outro lado, se você é um criador de mashups, o justo é você usar sua criatividade sem violar nenhum processo de direitos autorais. Mas é illegal usar a música de outra pessoa na minha “nova” música? Depende do propósito e do caráter de uso. Se você vai usar apenas na sua apresentação, em um set, isso é mais que permitido, é um processo criativo louvável na cena eletrônica. Um direito autoral é uma proteção legal concedida aos autores de obras originais.

Usar trechos de músicas diferentes para criar uma nova música também pode ser uma forma de arte e liberdade de expressão. Mesmo assim, a maioria dos criadores de mashup precisam estar cientes de que seu trabalho pode ser questionado a qualquer momento pelo artista original.

Jamais venda seus mashups. Você está infringindo a lei de Contrafação de Direitos Autorais. Publicar uma obra sem a permissão do autor, mesmo com a menção do nome do criador da obra, está previsto no Código Penal brasileiro como uma violação de direitos autorais que pode chegar a reclusão de até 4 anos.

Use e explore sua criatividade, misture artistas, acapellas, samples. Faça do seu set o mais divertido e cheio de boas experiências. O seu mashup pode acrescentar muito em uma música original, saiba usar todas suas referências nessa mistura.

Compartilhe:
Instagram
Para Você

Posts Relacionados

ENTREVISTA | ELE NÃO PASSA, ELE MARCA! Di Carvalho é sinônimo de poder, identidade e liberdade em forma de som

Há quase oito anos, Di Carvalho iniciava sua história com a cena Tribal House, e hoje pode contar suas conquistas e dificuldades com muito orgulho de tudo o que passou

NOVIDADES | DJ Glen cria primeiro remix eletrônico da trilha da Corrida Integração para a Rede Globo de Campinas, EPTV

Artista foi um dos selecionados para produzir um remix da famosa música-tema da mais tradicional corrida de rua do interior de São Paulo, que está entrando em sua 40ª edição Reconhecido

LANÇAMENTOS | InntRaw transforma hit do NSYNC em tech house vibrante pela Repopulate Mars de Lee Foss

Nascida despretensiosamente, “Bye Bye Bye” chegou às plataformas nesta sexta-feira Depois de conquistar o topo do Beatport com o hit “Stephanie”, o DJ e produtor brasileiro InntRaw segue expandindo sua

LANÇAMENTOS | BINARYH lança “Hozho Naasha” pela Captive Soul: melódico que conecta som e alma

Inspirado em conceito Navajo, novo single do duo brasileiro chega às plataformas em 9 de maio no selo de Korolova Hoje (9/5), o duo brasileiro BINARYH lança Hozho Naasha, seu novo single

MATÉRIA | A BATIDA QUE ATRAVESSA DESERTOS E OCEANOS: Bragyptian e a conexão entre Egito, Dubai e Brasil

Num mundo onde a música eletrônica muitas vezes se prende a fórmulas, Bragyptian surge dos desertos do Egito. Hoje entre Brasil e Dubai, o artista constroi sua identidade sonora como