COLUNA | Algumas dicas de ouro para produtores musicais

Coluna Filipe Guerra

Certamente você já deve ter percebido que no Mercado da música eletrônica, não basta ser apenas o DJ. É extremamente importante na criação de sua identidade sonora, um pouco de aprendizado em produção musical. Seja para criação de mashups ou para a produção de suas músicas originais. A democratização da produção e da tecnologia, eliminou barreiras para criar música, facilitando com que muitos começassem com relativa facilidade. Para quem está começando, ou mesmo para quem já é um produtor musical, sempre há estratégias e dicas para aprender. Se você quiser ser um profissional reconhecido no mercado, esteja sempre evoluindo. Basta relembrar os últimos 10 anos o quanto a cena musical mudou. Se você não for flexível como produtor musical, você vai ficar estagnado para sempre. Algumas dicas de ouro para um produtor musical:

1. Tenha calma, seja paciente

Ninguém faz um hit da noite para o dia. Tempo e paciência são regras fundamentais para alguém ter sucesso como artista. Não acredite em fórmulas mágicas e em processos milagrosos. Não desanime se o que você estiver fazendo não seja um bom resultado final. Acredite, o trabalho árduo e a paciência te levarão para atingir seus objetivos na produção musical. A qualidade do seu trabalho e sua percepção aumentará com o tempo, e esse tempo é fundamental para o resto de sua carreira.

2. Pesquise

Ouça todos os gêneros musicais. Escute música todos os dias. Se você escolheu ser produtor musical, estude música todos os dias. Estude e analise timbres, pesquise sonoridades, busque novos samples.

Fique de olho nos avanços tecnológicos e nas inovações de plugins, ou da sua DAW (plataforma de produção).

Esteja sempre à frente, explorando o que está lá fora. Encontre em suas pesquisas a música que fala com você.

3. Tenha Identidade

Para se destacar no meio da multidão, você precisa construir uma identidade artística única. Os artistas de verdade passam a maior parte do seu tempo criando, levado em sua arte a sua perspectiva do mundo. Esses maiores produtores musicais não estão repetindo o caminho de outra pessoa, eles apenas são eles mesmos. Construir sua marca requer tempo e esforço, mas se você souber quem você é, sua música vai ser consistente. Agora se você mudar constantemente o que você é, o som que você faz sairá confuso e ninguém vai te entender. Pensar fora da caixa, sem cair na armadilha de fazer as mesmas coisas repetidamente, vão te dar mais bagagem para novos desafios. Lembre-se que a sua identidade musical é como você aparece no meio da multidão. Seja Original.

4. Aprenda com os erros

Esteja preparado para o fracasso. Para chegar ao sucesso, você precisa percorrer um caminho de tentativas, acertos e erros. Muitas vezes o arranjo não era o ideal para a música que você estava produzindo. É bem provável que vão acontecer momentos em que o timbre que você escolheu, contribuiu para sua música não ter sido um sucesso. Aquela composição e aquele vocal não foram suficientes. Em um certo momento da produção, você acha que chegou em um trabalho bem feito. Busque um feedback honesto de algum produtor que você confia e que tenha a acrescentar tecnicamente no seu trabalho. Críticas construtivas de quem entende de produção são incrivelmente valiosas.

A cada erro cometido, você chegou mais perto do sucesso.

5. Ame o que você faz

Quando escolhemos a produção musical como carreira, não podemos deixar que essa arte se torne apenas mais um trabalho. Mesmo em alguns momentos mais difíceis, cair nesse pensamento afeta seriamente e negativamente nossa produtividade e criatividade, afetando seriamente na qualidade da nossa produção.

Se você está fazendo música apenas para ganhar dinheiro ou fama, ou porque você acha que é importante por todo mundo está fazendo isso, procure outra carreira e pare agora.

Você escolheu porque ama, não porque queria um emprego estável.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: