COLUNA | O trabalho e o poder da Arte

A arte é um campo de inúmeras possibilidades para o ser humano expressar suas emoções, suas concepções, sua história e sua cultura por meio de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia e equilíbrio. A manifestação artística pode acontecer através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre outras.

Levando em consideração que a sociedade é um espaço bastante dinâmico e conflituoso, a utilização da arte como instrumento de desenvolvimento humano favorece a ação empreendedora criativa agregando valor inovador aos processos de produção humana, ou seja, ao seu trabalho.

Projetos de Arte

Os projetos de arte articulam diversos gêneros expressivos e manifestações de linguagem: escrita, pintura, escultura, dança, música, teatro, cinema, arquitetura etc., por isso uma das principais características de um projeto de arte é a sua dinamicidade. Ele também se caracteriza por motivar a aprendizagem por desafios e resoluções de problemas, além de proporcionar a atualização estética dos envolvidos. Isso ocorre, porque são várias as possibilidades de temas a serem abordados, desencadeando um processo de tomadas de decisões, cuja base está no cotidiano e na realidade. Sendo assim, a aprendizagem por este tipo de projeto promove a integração do indivíduo e a sua mobilização para a transformação social. Nesse sentido, os projetos de arte são instrumentos facilitadores da efetivação do desenvolvimento humano, por isso, é de suma importância que o indivíduo se aproprie de uma conduta empreendedora criativa como modo de trabalho.

O que é o empreendedorismo criativo?

O fundamento do empreendedorismo criativo é realizar de modo novo, diferente. Claro, não somente isso. É necessário, também, colocar ideias em prática. O trabalhar é essencial. Assim como, sair do lugar de acomodação, porque é importante se inovar no modo de pensar e agir. Liderar processos de maneira inventiva, inteligente e talentosa. Ter a imaginação como aliada para criar obras com elevado valor e grau de diferenciação em relação a outras obras. É comum que empreender criativamente surpreenda de modo positivo, pois, geralmente, não se espera algo novo. Criatividade tem a ver com inovação, melhorar algo já criado.

Quando o trabalho está aliado ao empreendedorismo criativo

Quando o empreendedorismo criativo e o trabalho se encontram, promovem de modo efetivo a apropriação do conhecimento das diversas áreas do Saber por meio de projetos, fazendo uso de recursos variados, o que favorece o desenvolvimento de habilidades e competências da cognição. É um encontro bastante rico de possibilidades de aprendizagens. O aproveitamento é amplo e significativo.

Riqueza de recursos

Geralmente, projetos como estes empregam usos de materiais diversificados, que são importantes ferramentas na melhoria do processo de desenvolvimento humano, ao passo que contribuem para a ação de mediação entre o indivíduo e os conhecimentos em determinada área. Podem representar instrumentos facilitadores capazes de estimular e enriquecer a vivência diária de uma pessoa, permitindo que as suas experiências cotidianas ganhem sentido, facilitando sua compreensão sobre os acontecimentos sociais. Agindo de modo eficaz no desenvolvimento de competências e habilidades do indivíduo.

Eficácia no desenvolvimento de competências e habilidades

Desenvolver pessoas por meio de projetos de arte acontece de modo coerente com a atualidade, pois, para que um indivíduo tenha sucesso em sua vida social, as competências, como: proatividade, identidade, sensibilidade, criatividade, senso estético, empreender, comunicação, são essenciais.

Competência é a qualidade de apreciar e resolver um problema, envolvendo a sua capacidade, habilidade, aptidão e idoneidade. Indivíduos competentes, dentro das mais variadas atividades de trabalho, tendem a ser bem-sucedidos.

A forma de conduzir suas relações e responsabilidades são determinadas por sua capacidade de a cada dia conviver e resolver as situações cotidianas, cujos resultados são totalmente dependentes da forma com que os seus problemas são solucionados. O nosso meio social necessita de pessoas capazes de tomar decisões; liderar; resolver conflitos; utilizar conhecimentos adquiridos ao longo do processo da construção de Saberes.

Em suma, no contexto atual do mundo do trabalho, empreender projetos criativos favorece o desenvolvimento de competências e habilidades que dizem respeito à capacidade do sujeito de mobilizar os recursos disponíveis visando abordar e resolver uma situação complexa nos diversos contextos da vida.

Compartilhe:
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe uma resposta

Para Você

Posts Relacionados

REVELAÇÃO | “Minha identidade tem como foco e base a música preta mundial” – Iury Andrew – DJ Revelação

Que a carreira de DJ não tem sido fácil nessa pandemia não é novidade para ninguém, mas existem muitos DJs fantásticos e com histórias incríveis que não podem passar despercebidos. É o que será provado, mais uma vez, neste mês

Transformando sua ideia e projeto em Arte

A parceria de um designer, de um ilustrador e de uma fera no Google forma a agência digital Ivan T. Design Studio. Atuando há oito anos no mercado, traz um espírito inovador, desenvolvendo soluções para projetos que exijam um design

COLUNA | Como ser DJ na Pandemia?

Hey coloridos, o tema Pandemia é um tema recorrente aqui e também no nosso dia a dia, mas hoje eu quero dar um foco em segundo ou terceiro plano a ela, exatamente porque tenho visto uma luz no fim do

NOVIDADE | Deu trance nas Olimpíadas de Tóquio com a Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica

O produtor Vegas assina a trilha sonora da coreografia que levou a medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos no último final de semana Em 2019, o DJ e produtor brasileiro Vegas foi surpreendido ao saber que a sua música “Akasha”

COLUNA | Como fazer um bom Warm Up

O mercado de cursos para DJ nos últimos anos foi uma ótima oportunidade profissional. Havia muitas pessoas interessadas em aprender e poucos cursos disponíveis. Quem soube explorar esse mercado teve grande sucesso na época. Com a pandemia, dar aula passou

deixe sua opnião

Sugestão de pauta, opinião sobre nossos textos, envio de lançamentos, ...

%d blogueiros gostam disto: