COLUNA | REVISÃO DA MÁQUINA, OK!

Considero uma abordagem muito importante para pensarmos em alguns pontos quando se trata de cuidar do nosso CORPO pensando em prevenção.

É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR!

Se pararmos para pensar, são raros os casos de pessoas que procuram caminhos para manter em equilíbrio toda nossa ESTRUTURA FÍSICA E MENTAL, ao analisarmos os reflexos e a “bola de neve” do efeito pandemia (Saúde e Quarentena), todos nós teremos histórias e até traumas para contar.

COMO DIZEM POR AÍ…

“Se não for no amor, vai na dor!”

Mas o momento de ressignificar clama pela atividade física, que não quer dizer, VÁ PARA ACADEMIA!!!

CONCEITO 👇

A OMS define atividade física como sendo qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia.

MOVIMENTO GERA MOVIMENTO

Falando em Movimento, a Profª Amanda Mantuani, Educadora Física e CEO do Estúdio CORPO LEVE PILATES, explica um pouco da importância do Pilates e dos benefícios da PREVENÇÃO:

“O Pilates é uma excelente atividade física! No meu dia a dia, o que mais me deparo são alunos com o quadro de dores na coluna, desde incômodos leves até realmente casos mais delicados que transformam tarefas simples do dia dia a dia em grandes obstáculos.

Seria fundamental praticar como Prevenção,  principalmente com uma vida tão acelerada cheia de compromissos, ter o PILATES como um grande aliado, pois não existe contra-indicação, qualquer pessoa pode praticar.

O que mais digo para meus alunos ou na rede social: ‘Não espere a dor aparecer para começar a se cuidar’, pois a dor é um sinal de alerta de que algo já está fragilizado.”

Um corpo saudável e em equilíbrio não gera desconforto.

Pilates não é só reabilitação, muito pelo contrário, te garante um corpo fortalecido, muita consciência corporal e a longo prazo te livra de dores inoportunas, gerando assim uma melhora na qualidade de vida.

A Educadora Física Joice Abudes, com 10 anos de experiência no PILATES, ainda encontra barreiras principalmente no público masculino para incluir PILATES na agenda de atividade física, pensando na PREVENÇÃO;

“Nestes 10 anos de experiência, trabalhando com vários perfis de alunos, desde atleta até um aluno sedentário com quadro de dores ou patologia, realmente existe uma barreira do sexo masculino até por falta de conhecimento e vivência no Pilates, de primeiro romper qualquer ‘pré-conceito’, porque aqueles que experimentam não param mais, e se queixam que deveriam ter começado antes. Pilates para todos!

Seguindo nossa linha de raciocínio, uma profissão fundamental e necessária, a FISIOTERAPIA, sempre caminhando junto com os Educadores Físicos, estão encontrando grandes efeitos do HOME OFFICE, deixando grande impacto na saúde postural.

Convidei o FISIOTERAPEUTA Vanhilson Santos especialista em Fisioterapia Geriátrica, que trabalha e atende principalmente, a Melhor Idade:  

“Tem sido muito significativo alternar Pilates e Musculação (com baixo/moderado impacto) em idosos, consigo notar que além da melhora na questão da flexibilidade, excelentes respostas  nas ‘Atividades de Vida Diárias’ e ‘Postura’, com grandes avanços e correções na mesma”.

Já o FISIOTERAPEUTA Rafael Baptista manda o papo direto: “É praticamente cultural procurar ajuda profissional no que se diz respeito à PREVENÇÃO, busca-se somente quando o quadro de lesões ou dores já estão presentes no paciente/cliente”.

“Trabalho atualmente com a Fisioterapia Preventiva, que podemos relacionar com preparar ou evitar que alguns problemas físicos apareçam ao longo de nossas vidas. Tratar não apenas quando se tem um problema aparente, mas sim o corpo, para se manter a homeostase (equilíbrio), rotinas exaustivas, treinos realizados de forma equivocada e principalmente a falta do descanso a longo prazo, que geram diversos problemas ao nosso corpo, tanto fisicamente como mentalmente. Logo, a ‘Fisioterapia Preventiva’ não está olhando apenas um corpo, está olhando o ser humano que está por trás, que tem seus estresses e problemas, onde irei atuar para te tirar nem que seja por uma hora da loucura que o mundo atual nos impõe”.

CONCLUSÃO

Faaaaaaaaaala, Saaantana!

É sempre bom lembrar que nosso maior adversário somos nós mesmos e que chegar na “Melhor Idade” INDEPENDENTE, realizando tarefas básicas do dia a dia com tranquilidade e quem sabe até curtindo um rolê (minha meta de vida) vai depender do que estamos investindo hoje em nossas vidas.

Eu quero!

Eu posso!

Eu consigo!

Mude seus hábitos, depois eles mudarão você!

MENTE BLINDADA

Compartilhe:
Instagram
Para Você

Posts Relacionados