COLUNA | PAPO DE TRAVA: tutorial make básica e make glow para peles pretas

Para a manutenção e durabilidade da maquiagem, o processo pré-make é essencial. Aqui vão alguns passos de como efetivar esse processo segundo a maquiadora especialista, Savana Victoria. O primeiro passo é a limpeza da pele com adstringente ou demaquilante. Em seguida, a hidratação da pele com hidratante ou séruns faciais. Por último, a aplicação de primer, finalizando o processo de pré-make.

Agora, iniciando o processo de make: o primeiro passo é a aplicação da base. A partir disso, em cada passo desse tutorial Savana Victoria Studio, a própria sugere que haja a esfumação de cada produto aplicado, preferivelmente com uma esponja medianamente úmida, uma vez que é muito simples de acinzentar peles com mais eumelanina.

Agora, o ideal, antes de tudo, é a importância da pessoa que anseia se maquiar escolher o tom certo da base, testando do maxilar para o pescoço durante a compra da base. Caso a base “desapareça” na pele significa que é o tom ideal; caso não, busque outro tom. Ela é aplicada no rosto todo como primeiro passo. De preferência esfumada do nariz (centro da face) para as extremidades para se trazer um efeito mais natural. A melhor forma de aplicação de bases é com um pincel língua de gato seguido com um esfumado de esponja medianamente úmida.

O segundo passo é a aplicação do corretivo/iluminação e contorno. O corretivo tem que ser um tom abaixo da nossa pele para iluminação. Já para o contorno, um tom acima. A forma de aplicação é com o próprio aplicador do corretivo: a iluminação nas áreas superior e inferior dos olhos (olheiras e nas pálpebras); na zona T, sendo as zonas do centro da testa, da extensão do nariz e centro do queixo (seguindo a linha de extensão do nariz) e na parte abaixo das pálpebras entre os olhos, nariz e bochecha, área que parece um triângulo de cabeça para baixo. 

Foto: Divulgação.

O terceiro passo é a criação de um contorno. O contorno serve para destacar as sombras do rosto e afinar o mesmo, usando um corretivo de tom mais alto. A aplicação do contorno é nas áreas abaixo do osso zigomático em direção à boca (o osso da área da bochecha) parando dois dedos antes da mesma; de uma têmpora a outra, pegando todo o perímetro da testa. Por ser um tutorial de maquiagem para peles pretas, o Savana Victoria Studio sempre se preocupa com essa questão de contorno da área do nariz no atendimento de cada cliente, uma vez que os traços de certos dos povos indígenas afrikanos envolvem narizes largos, e não finos, o que termina se tornando preferência da clientela. Todavia, caso a clientela escolha o processo de afinar, a aplicação do contorno fica, também, dos lados da extensão do nariz, como foi mostrado na última foto.

Agora, como quarto passo, é a aplicação dos produtos em pó. Pós compactos, blushes e iluminadores. 

Um adendo antes de continuar: caso o iluminador não seja em pó, seja líquido, o Savana Victoria Studio indica a aplicação do mesmo ANTES da aplicação da base, como, por exemplo, o BT Glow da Bruna Tavares. As áreas de aplicação de quaisquer iluminadores são as mesmas áreas da aplicação do corretivo para iluminação, exceto nas áreas das olheiras. Outro adendo, para peles pretas, o Savana Victoria Studio indica que sempre sejam dourados os iluminadores para tais peles.

Sobre os outros pós, começando pelo blush: a aplicação do blush é na bochecha, entre a aplicação do contorno e a aplicação da iluminação, ambas feitas com corretivos e iluminadores. A aplicação é da maçã do rosto para trás, em direção às orelhas. De preferência com a pele ainda úmida das aplicações dos produtos anteriores.

Por último, segue a aplicação do pó compacto no rosto todo e do mesmo tom da pele. A aplicação é com um pincel cheio de cerdas fofas, dando batidinhas, não podendo arrastar com o pincel, já que pode estragar o resultado da maquiagem.

O quinto passo são os olhos. Sendo esse o diferencial entre a Make Básica e a Make Glow do Savana Victoria Studio.

Foto: Divulgação.

Na Make Básica, se inicia com a aplicação de uma sombra marrom de tom mais claro. Se a maquiagem estiver sendo feita com iluminador em pó, a sombra iluminadora pode ser feita com o mesmo produto. Caso esteja sendo feita com iluminador líquido, como o da marca supracitada acima, pode-se utilizar uma sombra cintilante. Ou apenas um esfumado de sombra marrom opaca.

Como demonstrado na última foto, aplica-se, primeiramente, a sombra marrom de tom mais claro nas áreas do canto externo e do côncavo com um pincel pequeno e fofo de esfumar e fazendo movimentos circulares de “vai e vem”. Com um pincel língua gato pequeno para os olhos ou com um cotonete se aplica a sombra iluminadora na pálpebra móvel e no canto interno. Para esfumar a borda da sombra cintilante e criar uma transição entre as duas, usa-se o mesmo pincel pequeno e fofo já mencionado, com exatamente os mesmos movimentos circulares de “vai e vem”. Para evidenciar mais ou menos os olhos, o Savana Victoria Studio sugere que a aplicação seja feita segurando o pincel próximo das cerdas (mais evidenciados) ou na ponta do cabo do pincel (menos evidenciados). Para finalização dos olhos, a aplicação da máscara de cílios/rímel.

A diferença da Makes básica para a Make Glow é literalmente a quantidade de brilho. Portanto, seguindo os mesmos passos da Make Básica, porém adicionando no final uma sombra glitter ou mais sombra cintilante na pálpebra móvel, aplicando e esfumando com um pincel língua gato para os olhos ou com o dedo, uma vez que o cotonete não ajuda na aplicação. E, finalizando da mesma forma com apenas o rímel ou aplicando cílios postiços e depois rímel.

Para a efetiva finalização das duas makes, a aplicação do batom. Para um efeito de aumentar a boca, se usa um batom com tom mais escuro na parte externa dos lábios e, no centro dos mesmos, um batom de tonalidade mais clara. Sendo opcional um gloss, esse mesmo aplicado na região toda dos lábios.

Foto: Arquivo Pessoal.

Esse foi o tutorial duplo Make Básica/Make Glow do Savana Victoria Studio, o que você achou? Comente, curta e compartilha a postagem do Instagram que está conectada a essa coluna.

Foto: Arquivo Pessoal.
Foto de Kukua Dada - Papo de trava (Kukua Dada do Carmo Rezende)

Kukua Dada - Papo de trava (Kukua Dada do Carmo Rezende)

Editora, Colunista e Repórter

Todos os posts
Compartilhe:
Instagram
Para Você

Posts Relacionados

ENTREVISTA | ELE NÃO PASSA, ELE MARCA! Di Carvalho é sinônimo de poder, identidade e liberdade em forma de som

Há quase oito anos, Di Carvalho iniciava sua história com a cena Tribal House, e hoje pode contar suas conquistas e dificuldades com muito orgulho de tudo o que passou

NOVIDADES | DJ Glen cria primeiro remix eletrônico da trilha da Corrida Integração para a Rede Globo de Campinas, EPTV

Artista foi um dos selecionados para produzir um remix da famosa música-tema da mais tradicional corrida de rua do interior de São Paulo, que está entrando em sua 40ª edição Reconhecido

LANÇAMENTOS | InntRaw transforma hit do NSYNC em tech house vibrante pela Repopulate Mars de Lee Foss

Nascida despretensiosamente, “Bye Bye Bye” chegou às plataformas nesta sexta-feira Depois de conquistar o topo do Beatport com o hit “Stephanie”, o DJ e produtor brasileiro InntRaw segue expandindo sua

LANÇAMENTOS | BINARYH lança “Hozho Naasha” pela Captive Soul: melódico que conecta som e alma

Inspirado em conceito Navajo, novo single do duo brasileiro chega às plataformas em 9 de maio no selo de Korolova Hoje (9/5), o duo brasileiro BINARYH lança Hozho Naasha, seu novo single

MATÉRIA | A BATIDA QUE ATRAVESSA DESERTOS E OCEANOS: Bragyptian e a conexão entre Egito, Dubai e Brasil

Num mundo onde a música eletrônica muitas vezes se prende a fórmulas, Bragyptian surge dos desertos do Egito. Hoje entre Brasil e Dubai, o artista constroi sua identidade sonora como