COLUNA | Os 10 clipes mais impressionantes de Julho!

Os saudosistas do Pop podem até estar decepcionados de passarem alguns meses a fio sem nenhum lançamento grandioso de um artista A-List, porém é inegável que o ano de 2021 tem sido de muita relevância para que possamos ter novas experiências (e bastante agradáveis) no mundo da música.

Os novatos e novatas chegaram trazendo autenticidade, enquanto muitos outros começaram a ganhar mais visibilidade devido a qualidade de seus trabalhos. E é claro que os videoclipes seguem sendo a ferramenta de maior impacto no engajamento e impulsionamento de um novo material.

Apesar de caros, os videoclipes são uma forma muito eficiente de harmonizar a identidade visual e sonora de um artista, bem como difundir mais organicamente temáticas, mensagens ou reflexões de forma a promover um impacto cultural no público consumidor.

Com isso, selecionamos 10 videoclipes lançados neste último mês que você PRECISA assistir. Venham com a gente!

1)  Lil Nas X – Industry Baby feat. Jack Harlow

Iniciando com chave de ouro, e com um textão que merece ter sido escrito, temos nosso mais novo reizinho do pop quebrando a internet com seu último clipe, ‘Industry Baby’. Sua música apresenta uma sonoridade grandiosa, composta por instrumentos de bandas marciais e uma letra crítica, direcionada à indústria da música e sua toxicidade. Mas o clipe é o que rouba toda a atenção para si.

Passando-se em uma prisão masculina fictícia, Lil Nas não economiza na exibição de corpos diversos, indo dos másculos aos considerados afeminados, mostrando um ponto de vista diferente da sexualização, que comumente é visto e representado, por conta da estereotipação do mundo sexista da música, por mulheres.

O clipe conta com uma cena bem chamativa de um vestiário cheio de homens, digamos, da forma como vieram ao mundo, o que incomodou muita gente conservadora (ou será invejosa?), incluindo um tal rapper homofóbico e sorofóbico, que ganhou uma carreira por conta da Dua Lipa mas que não vale a pena citar o nome.

Mas acham que para por aí? ‘Industry Baby’ também tem muita coreografia, carros e poeira, diversidade racial, o talentosíssimo rapper Jack Harlow e um roteiro lotado de alfinetadas ao sistema carcerário norte americano.

Um fato importantíssimo é o de que este videoclipe levanta fundos direcionados a pagar a fiança de pessoas presas por cometer pequenas infrações. Apesar da diversidade racial ser um importante pilar na história da construção dos Estados Unidos, o país apresenta um histórico triste de racismo estrutural, onde os afroamericanos representam o maior percentual de detentos.

Abertamente gay, Lil Nas X veio para chacoalhar a indústria musical, trazendo representatividade e  incomodando muita gente pelo caminho, com suas mensagens bem diretas e importantes de serem absorvidas. O seu aguardado debut álbum ‘MONTERO’ chega ainda este ano no mundo. Vem muito aí, né?

2)  Billie Eilish – Happier Than Ever

O clipe é a faixa título do segundo álbum de estúdio de Billie Eilish, lançado no último dia 30 de julho, e marca um evidente amadurecimento desta cantora multitalentosa.

As letras discorrem sobre o possível término de uma relação tóxica e o aprendizado emocional vindo desta perda. O videoclipe não poupa figuras de linguagem, trazendo um clima introspectivo em momentos de tristeza e lamento, porém finalizando de forma literalmente tempestuosa, de forma a retratar a libertação de uma vida suprimida por uma relação não saudável.

Vale a pena conferir!

3)  Shakira – Don’t Wait Up

A música de comeback da cantora colombiana marca também o início de sua nova era. 

O videoclipe, harmonizando perfeitamente com os beats de uma boa EDM e uma letra super sensual, reveza entre o surf em uma praia paradisíaca e uma pista de dança de dar gatilho a qualquer um. 

O uso das cores quentes e luz natural nas cenas, retratando uma manhã ensolarada e contrastando com o uso de cores neon no anoitecer são o ponto alto da fotografia. E nossa, quem não gostaria de ter uma prancha de surf cheias de luzes chiquérrimas, não é mesmo?

Será que o clipe serviu de inspiração para nosso medalhista de ouro olímpico no surf? Pelo menos sabemos que Ítalo Ferreira é um grande dançarino em cima de uma prancha!

Vale a pena conferir este clipezão:

4) Camila Cabello – Don’t Go Yet

Em um mês cheio de retornos e lead singles, Camila Cabello também chega fazendo a sua parte.

Em seu clipe é notório que ela teve a intenção de retornar às raízes latinas, especialmente de sua terra natal, Cuba. Com um aspecto retrô, o clipe retrata a família latina nos mais clássicos estereótipos, incluindo os de personagens caricatos de telenovelas.

A música mistura elementos do pop com ritmos latinos característicos, como o bolero e o chachachá, dando um toque tropical e muito alto astral.

Leve, divertido e despretensioso, ‘Don’t Go Yet’ é um clipe que vale o tempo:

5) Luisa Sonza – Melhor sozinha :-)-:

Luísa Sonza veio para bater recordes com o lançamento do seu novo álbum ‘DOCE 22’, obtendo a melhor estreia nacional de 2021 (superando o aclamado ‘Batidão Tropical’ de Pabllo Vittar), e garantiu o segundo lugar nas estreias globais do Spotify. Sua estratégia de divulgação de seu novo material teve um resultado muito positivo, incluindo o lançamento simultâneo de dois videoclipes: ‘VIP’ e ‘Melhor sozinha :-)-:’.

O segundo apresenta uma estética intimista e com poucos elementos no cenário, dando um enfoque para a cantora e sua voz potente nessa balada com um conteúdo bastante sensível e correlacionado com o passado conturbado de sua separação com o humorista Whindersson Nunes.

O videoclipe também utiliza a fotografia como linguagem não-verbal, retratando as fases da solidão nas cores branca e vermelha, onde a primeira cor pode representar a solidão física porém menos dolorosa que a solidão dentro de uma relação, retratada nas cores vermelhas e na companhia do ator Bruno Montaleone.

Veja aqui:

6) Pop Smoke – Demeanor Feat. Dua Lipa

Este é um clipe importantíssimo que marca o lançamento do álbum póstumo do rapper americano Pop Smoke, que faleceu em 2020 por conta de um assalto em sua própria residência.

Todo ambientado esteticamente na Era Vitoriana, o rapper é retratado em forma de pinturas renascentistas e conta com a participação deslumbrante de Dua Lipa. A cantora, que está com férias acumuladas por nos alimentar com conteúdo de qualidade durante toda a pandemia, agrega ao videoclipe com muito carisma, uma voz marcante e sólida, além de adicionar elementos pop à dançante faixa.

‘Demeanor’ faz parte do álbum ‘Faith’, lançado no final do mês de julho como álbum póstumo de Pop Smoke.

7) POCAH – MUITO PRAZER

De longe o trabalho mais ousado da cantora, compositora, influencer e ex-BBB POCAH. De visual novo, ela aposta em um soft funk com batidas pop bem sensuais.

O videoclipe apresenta uma qualidade surpreendente, sendo filmado em 60 fps (frames por segundo), o que garante uma melhor captação de movimentos, especialmente em suas coreografias.

POCAH arriscou versos em rap muito interessantes, bem como provou que tem a versatilidade vocal de uma artista com potencial de atingir uma escala global.

Bora assistir?

8) Tinashe – Bouncin

Continuando o seus trabalhos de divulgação para seu álbum ‘333’, que será lançado dia 06 de Agosto, Tinashe ousa fazer um videoclipe lotado de coreografias saudáveis o suficiente para serem utilizadas nas aulas de Cardio e Jump das academias.

‘Boucin’ é uma faixa de R&B certeira e que combina perfeitamente com seus vocais doces e sempre afinadíssimos.

Apesar de ser um clipe notoriamente mais simples em elementos, ele acerta em focar nas danças muito bem sincronizadas e nos figurinos aerodinâmicos, sensuais (porém não sexualizados), deixando o vídeo animado e com uma vontade de acompanhar cada passada enérgica. Vai um energético aí?

9) Normani – Wild Side Feat. Cardi B

Ainda na vibe do R&B, uma das maiores promessas da nova geração finalmente saiu do congelador. Após dois anos de seu smash hit ‘Motivation’, Normani volta mais madura e confiante de que será a sucessora de Beyoncé.

Seu videoclipe é um tributo à vida e obra de Aaliyah, cantora norte-americana morta em 2001 em um trágico acidente no auge de sua carreira. Além disso, muitos dos figurinos são inspirados em personagens femininas marcantes do cinema clássico.

Com cenários e coreografias impecáveis, Cardi B aparece como colaboração agregando ainda mais valor a uma experiência audiovisual muito satisfatória.

Ainda sabe-se pouco sobre o álbum de estreia de Normani, porém especulações dizem que ele sai ainda este ano.

10) Violet Chachki  – MISTRESS VIOLET feat. Allie X

Com este aqui as clubbers vibraram horrores, já adianto. Oferecendo um pop perfection com muita avant-garde de qualidade, Violet Chachki, drag queen vencedora da décima sétima edição do reality show RuPaul’s Drag Race, aposta em uma letra cheia de autoestima e empoderamento.

O videoclipe poderia ser da autoria de Donatella Versace, tamanho glamour e estética marcante. Focado em uma fotografia retrô, a ostentação de jóias e peças de roupa se mistura deliciosamente com o sadomasoquismo, formando elementos associados ao pecado capital da luxúria.

Allie X colabora na canção e no videoclipe como a nova ganhadora da Mega Sena, servindo vocais doces com versos em inglês e francês. Uh lá lá!

Bônus!!! Clipes bons demais para não serem citados:
  • Potyguara Bardo, Kaya Conky – Karamba

Apesar da faixa ter sido lançada em 2019, o videoclipe divertidíssimo e cheio de referências seapunk saiu neste mês de julho.

  • Duda Beat feat. Trevo – Nem um Pouquinho (Junho/2021)

O melhor videoclipe da carreira da cantora recifense Duda Beat e que faz parte de seu novo álbum ‘Te Amo Lá Fora’. Lotado de referências a elementos cinematográficos do horror, o clipe é digno de uma estreia em Hollywood.

  • MARINA – Venus Fly Trap (Junho/2021)

A faixa mais pop do mais novo álbum de MARINA, intitulado de ‘Ancient Dreams in a Modern Land’, ganhou um vídeo recheado de referências a eras antigas da cantora e críticas afiadas à indústria do entretenimento, especialmente a norte-americana.

Fotos da montagem da capa:

Billie Eilish – Happier Than Ever (Divulgação).

Lil Nas X – Industry Baby (Divulgação).

Luísa Sonza – Melhor Sozinha (Crédito – Felipe Grafias).

Compartilhe:
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Deixe uma resposta

Para Você

Posts Relacionados

LANÇAMENTO | D-Groov, MING e SGAR fortalecem a parceria com a nova “Storm”, pela Braslive

Assim como prometido após a primeira collab, os DJs e produtores D-Groov e MING, unidos ao vocalista SGAR, dão continuidade à parceria e lançam “Storm” pela Braslive. Em um Melodic House com um vocal fortemente presente durante toda a faixa,

LANÇAMENTO | A cantora Holly Humberstone apresenta a música “Scarlett”, juntamente com seu videoclipe oficial

A britânica Holly Humberstone está de volta com mais um single e clipe, aquecendo para o lançamento de seu próximo EP, “The Walls Are Way Too Thin”, que chega no dia 5 de novembro.  View this post on Instagram A

LANÇAMENTO | Mura (Br) estreia na Cactunes Records com o EP “Grinding”

Lançando seu segundo EP – com as faixas “Grinding” e “Baby, You Look So Fine” -, Mura (Br) faz seu debut na Cactunes Records. O jovem promissor estreou na cena eletrônica com o EP “Check It” pela britânica Trick, renomada

LANÇAMENTO | Stenio Mendes lança THE GODS, o seu primeiro álbum com tracks inspiradas nos deuses gregos

Durante a pandemia, Stenio, que tem cursos de produção com os DJs VMC e Diego Santander, aproveitou o momento de alta inspiração se dedicando por 6 meses para entregar o primeiro álbum completo de sua carreira, que vem com um

LANÇAMENTO | O astro Alok e um dos maiores influenciadores do mundo Whindersson Nunes, contam com as colaborações de Rapadura e Barbatuques no lançamento de “Baião”

Alok lança hoje a música “Baião”, ao lado do cantor e humorista Whindersson Nunes, do rapper Rapadura e do grupo musical Barbatuques. Com influência de ritmos nordestinos, como o forró e baião, a faixa já está disponível em todas as

deixe sua opnião

Sugestão de pauta, opinião sobre nossos textos, envio de lançamentos, ...

%d blogueiros gostam disto: