Nesses anos de carreira já presenciei e ouvi muitas versões sobre o “Projeto Verão”.
Para quem gosta de desafios, serve como um combustível de motivação, afinal, manter uma rotina de atividades (profissionais e domésticas) e ainda ter tempo para cuidar da qualidade de vida é uma tarefa árdua. Você não entendeu errado, qualidade de vida, porque sim, o projeto verão vai além da estética.
É bem verdade que ao ouvir “Projeto Verão” na maioria dos casos, pensamos em emagrecer, barriga tanquinho, focar na dieta e correr até alguma academia para se matricular.
É cada vez mais importante falar de atividade física, principalmente quando avaliamos que pequenos costumes que tínhamos estão ficando raros, exemplo:
- Ir ao mercado a pé – delivery;
- Subir e descer escadas – elevadores;
- Brincar filhos – celulares.
Estamos numa fase de ressignificar e considerar como hábitos “movimentos diários e simples” que vão além da estética, pois o que nos une no final das contas é a qualidade de vida, a satisfação pessoal e individual de cada pessoa.
Seja andar de bike ou corrida; treino funcional ou musculação; natação ou pilates.
Encontre uma atividade física que te motive! É fundamental que no começo você cultive boas lembranças. Tenha sempre em mente o seu propósito ou a sua meta, assim quando chegar a hora de praticar sua atividade física, vai estar mais engajado(a) para atingir seus RESULTADOS, mantendo-se fiel ao seu projeto.
Nossas funções fisiológicas e neurais funcionam e se preservam de acordo com nosso comprometimento com algo que nunca devemos deixar ou esquecer: O AMOR PRÓPRIO!
Neurotransmissores em alta e contribuindo com a sensação de bem-estar, combatendo o cortisol (hormônio do estresse) e ansiedade, proporcionando dias mais leves, seguido de uma noite com melatonina sendo produzida (hormônio que melhora a qualidade do sono) e preservando raciocínios, tempo de reação e coordenação, afinal um corpo em MOVIMENTO, um CORPO SARADO e com QUALIDADE DE VIDA é a meta de vida, principalmente também para quem quer chegar na “MELHOR IDADE” curtindo festivais e muita sonzera (que é o meu caso!).
ANOTE AÍ! TOP 5 – Dicas básicas e essenciais para te ajudar na rotina diária:
1 – Faça atividade física próximo de casa (seja na academia ou praça) e organize sua roupa de treino no dia anterior.
2 – Musculação é o carro chefe, mas não significa fazer todo dia caso não goste, por isso experimente várias opções até se identificar.
3 – Entenda seu quadro atual de condicionamento e não queria resolver em 1 semana o que ficou anos sem atividade.
4 – Ter um parceiro (a) de treino é um grande fator positivo para sua retenção na atividade física.
5 – Música – VIBE – liga o som!
Imagina uma máquina (nosso corpo), com estímulos (atividade física) em total condições e isso refletir em SAÚDE E BOAS ESCOLHAS.
MENTE BLINDADA
Foto de capa: Bruno Prado.