“Existe uma fórmula para se criar um ”HIT”?” Este é um assunto que tem sido tópico de longas conversas e debates dentro da Indústria musical ao longo dos anos. Eu mesmo já fui questionado se tal música tinha “cara de hit”. E nesta minha estreia como colunista na Colors DJ Magazine, vamos tratar justamente sobre essa questão.
Existe uma fórmula? Sim, aliás, existem várias fórmulas. Se reuníssemos os produtores da “Vertente A” ele nos daria uma fórmula, já o produtor da “Vertente B” outra fórmula completamente diferente. E qual funciona? Você deve está se perguntando e eu te digo: todas.
Antes de tudo, vamos entender esse termo/palavra: “HIT” é uma palavra em inglês que significa “acerto”, “sucesso” e pode ainda ser usada como verbo, “to hit”, que logo significa “acertar”. Explicado esse ponto, passamos a entender que não existe uma fórmula exata para um “hit” porque, quando se trata de música, o inesperado pode acontecer.
O acerto só vem da tentativa, e o sucesso, da execução de um bom trabalho. Fazer música não é uma corrida contra o tempo, mas sim um estudo minucioso sobre a sua tentativa de acertar na Cena Musical.
Um claro exemplo disso, é a música “The Middle” do DJ e Produtor Zedd, que conta com os vocais da cantora country Maren Morris. A faixa é um sucesso e alcançou o top 5 do Hot 100 da Billboard. Mas você sabia que a canção foi gravada por 12 cantoras diferentes? DOZE.
Em uma entrevista para a Variety, Stefan Johnson, do time de produção Monsters & Strangerz, foi quem deu a informação. Segundo ele, vejam só: Camila Cabello, Lauren Jauregui, Demi Lovato, Anne-Marie, Carly Rae Jepsen, Tove Lo, Bishop Briggs, Bebe Rexha, Daya, Charly XCX e Elle King foram as que gravaram uma demo, mas recusaram a versão final. Hoje, mesmo com uma cantora que corre por fora do cenário pop, a faixa tem mais de Um Bilhão de Streamings no Spotify e é muito conhecida ao redor do Mundo.
Agora imaginem se o produtor e a gravadora tivessem deixado de acreditar na faixa, depois de tantas cantoras irem para o Estúdio e, por inúmeras razões, nenhuma voz ir para a versão final?
Se você procura um HIT, quero dizer que ele mora dentro do seu talento. Estude, desenvolva, e crie das suas ideias e inspirações o seu próprio HIT, aquele som que você vai ouvir e vai reconhecer como um acerto na sua carreira. E use suas inspirações apenas para saber aonde você quer chegar. Não há nada melhor do que ouvir que aquele acerto possui a nossa identidade.
Tenha uma equipe que vai te apoiar durante todo o processo (intérprete, compositor, produtor etc); a junção de forças e energia de uma boa equipe vai refletir no seu produto final.
Hoje, eu, Álvaro Carias, tenho um pouco mais de 20 músicas lançadas oficialmente nas Plataformas, algumas com centenas ou milhares de plays, mas que foram acertos tanto na minha carreira, quanto na carreira dos produtores e intérpretes, sendo abraçada por DJs e pistas de dança do Brasil e ao redor do Mundo e me orgulho em dizer que dificilmente você vai encontrar alguma fórmula padrão nas minhas letras, porque procuro sempre alcançar a identidade do produtor do projeto.
E aí, vamos fazer um HIT?