Fernanda Martins Capa

ÍCONE | FERNANDA MARTINS

Uma das artistas brasileiras mais influentes da atual cena Techno no mundo

Carisma, profissionalismo, técnica, credibilidade, são alguns dos atributos dessa artista muito querida que iremos homenagear hoje. Fernanda Andrade Martins nascida no Paraná no ano de 1982 teve seu primeiro contato com a música na infância ao ouvir ícones como Queen, Michael Jackson e Stevie Wonder mas foi nos anos 90, mais precisamente em 1996 que ela conheceu o mundo da música eletrônica.

"Eu era adolescente e como morava no interior e lá não existia ‘cena’, meus primeiros contatos foram pela internet, buscando conteúdo, acabei encontrando diferentes estilos de música eletrônica, meio que de tudo, Trance, Techno, Eletro..."

FERNANDA MARTINS. Créditos: YF Agency.

Em 2002, Fernanda se mudou para Curitiba e começou a frequentar os eventos de música eletrônica, mergulhando em uma diversidade de eventos, mas os de Techno chamaram sua atenção.

O DJing veio para ela em 2005, ela conta que costumava jogar muito video game, passava horas jogando. Uma noite, Fernanda estava na LAN house de um amigo jogando Counter-Strike e um outro amigo levou os toca discos, a ideia era tocar enquanto o pessoal jogava. Eles viraram a noite jogando e num momento de pausa, ela pediu para o DJ mostrar para ela como aquilo funcionava.

"Não sei explicar bem, mas na hora deu um click e eu fiquei tipo… Cara, isso aqui é que nem um vídeo game, só que sem imagem... Você tem que ficar ‘lutando’ com o pitch para que as músicas fiquem em sync e tentar fazer umas firulas tops (mixar né xD) enquanto a música tá batendo junto… E se começar a sair, arrumar e seguir com as firulas"

Créditos: YF Agency.

Um tempo depois, Fernanda conheceu o DeeJay Bad de Curitiba, ele emprestou os equipamentos, deu umas dicas e, então, ela começou a praticar. No começo, sua intenção não era levar aquilo a sério, ela tinha vergonha de estar na frente das pessoas, mas achou aquilo tão divertido que, pouco a pouco, o videogame foi perdendo espaço para essa paixão que ia tomando conta.

Como ela conhecia uma pessoal da cena, logo a galera começou a prestar atenção nessa nova DJ que estava surgindo, então surgiu um convite: abrir uma festa. Ela aceitou! E aí, a coisa foi crescendo… O interesse em tocar Techno surgiu por conta de uma afinidade que ela teve com o estilo, Fernanda diz que o Techno é formado por uma estrutura que permite ao DJ “brincar” bastante, e completa dizendo: “Eu amo a parte da mecânica de mixar e o Techno é perfeito pra isso.”

No começo Fernanda se apresentou em várias cidades do Sul, como Curitiba, Cascavel, Toledo, Foz do Iguaçu, Londrina, Porto Alegre, Floripa, Erechim e, também no Sudeste, em São Paulo.

"Eu conheci a Fernanda no comecinho dos anos 2000, ali por 2001, 2002… Frequentávamos um clube super eclético em Curitiba chamado Stereo Pub, cada dia da semana, o clube apresentava uma sonoridade, e na sexta rolava a ‘Sexta Techno’, comandada pelo DJ Rogerio Animal, que foi uma pessoa que deu oportunidades para uma galera começar a tocar Techno"

Josué Rozeira, também conhecido como DeeJay Bad foi quem ensinou a Fer tocar, ele também apresentou ela para o seu esposo, Lucas Freire, e tocou no casamento deles, sem falar que foi e é figura chave para a cena de Curitiba ser o que é hoje em dia.

Ele conta que além do Rogerio Animal, outro nome muito importante nesse começo foi o amigo José Nunes (dono do Stereo Pub), e continua, “Eu lembro que na época, quando ela conseguiu comprar uns equipamentos, um par de MK2 e um mixer, ela passava o dia todo praticando! Toda hora que eu chegava na casa dela, ela estava treinando, isso fez ela aprender a discotecar muito rápido, questão de um mês ela já tava fera nos toca discos.”

DJ Bad conta que nossa homenageada sempre foi muito determinada a se profissionalizar como DJ e com o tempo, vários convites surgiram, ela começou a tocar em SP, ambos tocaram juntos em SP e Cwb, e ele ainda conta:

“Eu já conhecia o Lucas, uma vez fomos ver ele tocar em Londrina, então apresentei os dois, pouco tempo depois eles engataram o relacionamento. Um tempo depois, se mudaram para Barcelona onde vivem até hoje, e lá, a carreira de ambos decolou!”

Para ele, Fernanda continua sendo referência como artista, sempre acompanhando os conteúdos que ela lança:

“Tenho muito orgulho de ter feito parte dessa caminhada, do desenvolvimento dela como DJ, admiro ela não só como DJ mas também como pessoa. Fernanda é uma amiga muito generosa, disposta a ajudar, me ajudou em momentos em que eu não estava bem… Tenho um carinho enorme por ela, por tê-la em minha vida.”

Créditos: YF Agency.

No início de 2007, surgiu a possibilidade de fazer uma pequena tour na Europa, passando por cidades como Bruxelas, Berlim e Barcelona. Na época, ela havia conseguido uma agência que a representasse no velho continente e o Lucas estava de mudança para Barcelona, mas ela precisava terminar sua faculdade no BR… Durante 2007, Fernanda realizou mais duas tours no continente, no fim do ano concluiu os estudos e em 2008 se mudou para Barcelona.

"A Fernanda é um exemplo de profissional. Na cabine é uma das profissionais mais completas que já pude presenciar. Sempre colocando a satisfação e diversão do público como prioridade, o que demonstra a nobreza e entrega dela como DJ. Fora da cabine é impressionante ver como cada dia a Fernanda se forma e se prepara para ser uma melhor e mais completa artista e profissional. Sem dúvida é um exemplo a se seguir!"

Créditos: YF Agency.

Agora na Europa, nossa DJ passa a se dedicar 100% a sua carreira, até para poder se consolidar e viver disso, ela conta que o plano era ficar por lá durante um ano, se não desse certo, ela voltaria para o Brasil. Ela se empenhou ao máximo, pois também não queria ficar longe do Lucas.

A agência deu todo um suporte para a DJ nessa fase, “Na verdade, se não tiver uma equipe que queira que você “dê certo” é muito mais dificil”.

Uma boa equipe faz toda a diferença, deixando o artista mais seguro.

Fernanda diz que teve um momento onde essa missão de conseguir gigs ficou mais por conta dela, pois a agência já havia tentado vendê-la para todos os seus clientes, e se o artista fez o trabalho bem feito, as chances de voltar são grandes, nesse movimento o artista vai construindo um circuito e criando uma base de fãs que começa a acompanhar seu trabalho e ela finaliza o assunto dizendo: “Eu acho que começar não seja tão difícil quanto se manter na cena, pois todo dia tem artista novo chegando.”

"A Fernanda é muito mais que apenas uma DJ e produtora, é uma profissional com amplo conhecimento em diversas frentes da indústria musical. Sem dúvidas, é uma das pessoas em que eu posso afirmar que eu tive sorte de conhecer. Até hoje, eu não sei o motivo, rs, mas desde a primeira vez em que tivemos contato, ela acreditou e investiu em mim. Grande parte do meu conhecimento nesta indústria tem o dedo dela, que sempre me incentivou a buscar mais conhecimentos e a aprender novas atividades. É muito gratificante pra mim, que anos atrás era apenas uma grande fã, poder trabalhar em parceria e dizer que hoje sou amiga dela"

Fernanda Martins já se apresentou em diversos países, alguns exemplos são, Alemanha, Reino Unido, Holanda, República Tcheca e Argentina, entre tantas gigs, ela destaca duas, o Monegros Desert Festival, e ela nos conta: “Eu tocava há apenas 3 anos, então estar naquele line foi surreal” e o Club Vision em Tóquio “Foi demais pode conhecer um pouco a cena deles que é tão diferente… E poder conhecer o Japão”.

“A Fernanda sempre foi para mim um grande exemplo pela sua determinação. Conheço ela desde meados dos anos 2000, frequentávamos várias festas juntos e, logo, nos conectamos mais, surgindo assim uma amizade. Costumávamos treinar juntos, eu já tocava fazia um tempo e ela estava começando. Uma grande lembrança que tenho era de treinar com ela em seus toca-discos apenas pelo som da agulha sem o sistema de som ligado em alguns afters que não podia colocar som (rs). Aprendi muito com ela naquela época e esses desafios me ajudaram a crescer muito como artista. Tenho uma grande admiração pelo trabalho que ela realiza e pelos passos que deu como artista, se jogando para Europa na época que o Techno não estava com tanta força aqui, em busca de encontrar seu lugar ao Sol. Sou muito muito grato por nossa amizade e guardo boas recordações de horas treinando e desenvolvendo com os equipamentos, muitas risadas e conselhos para a vida”

Créditos: YF Agency.

Nossa homenageada começou a se aventurar na produção musical em 2008, ela se matriculou em uma escola Técnica em Barcelona e no ano de 2012 obteve o título de engenharia de áudio pela renomada escola SAE INSTITUTE.

Na hora de criar, ela busca por sonoridades que traduzam o seu gosto pessoal, Kicks marcantes, sonoridades clássicas do Techno, “Synthies” atrevidos, linhas densas de baixo e, também, elementos industriais.

Como produtora, Fernanda também lança sob o pseudônimo Dot Chandler.

Hoje, ela e o marido cuidam de 3 selos, todos de Techno, cada um aborda uma linha diferente, o Lucas faz o A&R dos selos e Fernanda cuida da parte administrativa, pagamentos, contratos e da comunicação. São eles:

DEVOTION RECORDS (Techno Label)

HARDWORK RECORDS (Techno e Hard Techno)

AUDIOCODE RECORDS (Hard Techno Label)

“Bom, a Fernanda não deve nem saber, mas eu conheci o Bad que é um amigo antigo dela e, quando eu comecei a tocar, ele me apresentou o trabalho da Fernanda Martins, ele disse: ‘Procure o que ela faz, veja quem é essa mulher’. E quando eu a conheci e ouvi seu som, fiquei muito impressionada, sou fã dela até hoje. Eu sou uma DJ melhor por causa do trabalho dela!! Eu sempre a indico para quem está começando tocar”

Nati M. foi responsável por trazer o Techno de volta para as pistas da capital paranaense na década passada, e sempre cita Fernanda Martins como uma de suas inspirações, e ela diz:

“Já tive a oportunidade de tocar no mesmo line que ela anos atrás no antigo Zeitgeist, ela se apresentou como Dot Chandler, e foi incrível toda a técnica e performance que ela entregou. Obrigada por ser essa artista completa e que me inspira todo dia para continuar fazendo o que eu faço.”

Créditos: YF Agency.

Recentemente, Fernanda Martins se apresentou em São Paulo na festa Tantsa e continua levando sua arte para pistas ao redor do planeta, para nós da Colors foi uma honra realizar essa matéria sobre essa que é uma das grandes artistas da música eletrônica underground nacional.

Siga o trabalho da DJ:
Tiago Jerônimo

Tiago Jerônimo

Chefe de Reportagem (Clubber), Colunista e Repórter Colors DJ.

Todos os posts

COMPARTILHE:

Instagram