Coletivo Inverted Pyramid realiza sua primeira Tour em SP
Primeiro de Abril de 2022, dia de pregar peças nos amigos (Boatos que um dos produtores da festa mandou uma mensagem para os outros dizendo que a mesma havia sido cancelada…), o coletivo curitibano Inverted Pyramid chega à capital paulista para dar início a uma turnê que contou com 3 episódios.
O coletivo é liderado pelos DJs Ibraim AKA Bragyptian, Ibra é do Egito e mora no BR há alguns anos, nesse meio tempo construiu uma notória carreira como DJ e algo que se destaca em seu projeto é a sua versatilidade.
Betriza, nascida no Rio, criada entre o Rio e Curitiba e radicada em São Paulo, Betriza vem ascendendo como DJ na cena BR, já tendo se apresentado em clubes como D-Edge e Club Vibe. Dona de um carisma super genuíno e talento, ela é super esforçada, sempre estudando e se aprimorando nesse mercado.
E o também curitibano Neo Classic, DJ que traz uma história interessante, descobriu o DJing após os 60 anos, começou a aprender a arte por hobby, porém a coisa ficou séria. Hoje, Fernando AKA New Classic, já se apresentou em clubes como Vibe, Danghai e o Warung Beach Club.
O primeiro episódio dessa Tour, foi no Teatro Mars, espaço famoso por receber uma diversidade de eventos e vem se tornando palco de festas de música eletrônica. A escolha do local foi perfeita! O ambiente encaixa perfeitamente com a atmosfera da festa!
A Tour trouxe como Headliner o queridíssimo Bry Ortega. Bry é praticamente uma banda de um homem só, ele apresenta uma live construída a partir de elementos do Techno, com fortes influências de Drumcode, elementos percussivos (Bry é baterista) e uma diversidade de synths, fora o carisma e presença de palco que contagia facilmente toda a pista. Um verdadeiro showman! Ele é considerado o padrinho do coletivo.
O primeiro a se apresentar foi o nosso anfitrião Bragyptian, ele entregou um Warm Up super coeso, nos mostrou um pouco de sua extensa bagagem como um DJ capaz de se adaptar a diferentes situações.
Às 22 horas, Bragyptian passou a bola para o Neo Classic, a casa estava começando a ficar mais “animada”, a pista do Mars é grande, dividida em andares no fundo (como uma sacada), aquele vasto espaço escuro foi sendo ocupado por pessoas lindas e cheias de vontade de deixar seus problemas do lado de fora da porta e entrar naquele “transe coletivo”.
Às 23 horas, a aniversariante do dia, Betriza assumiu os decks e que energia boa que ela demonstrou! A DJ construiu um set mesclando tracks melódicas com outras mais ácidas dominando a pista com maestria. Além de técnica e pesquisa, Betriza também dispõs de todo um carisma e presença de palco.
Além dos donos, outros artistas também tocaram!
Meia Noite! Isi pegou a pista na medida. Ela entregou um set pesado, kick e bass batendo forte, aquele ambiente começava a se transformar…
Era 1 da manhã quando o paulista radicado em Cwb Nadalin subiu no palco. Ele fez um live set incrível, com uma construção perfeita, atmosfera hipnotizante através das linhas de baixo, com um groove sempre presente! A pista já havia mudado para algo mais obscuro, ele manteve essa atmosfera, porém construiu linhas sonoras que, apesar do tom sombrio, passeavam por texturas dançantes, dando uma certa leveza.
Em seguida foi a vez do b2b entre Alboitt e Gui Moura, eles apostaram em um Techno denso, kicks marcantes do princípio ao fim, era exatamente isso que a pista queria naquela hora. O set foi “pra cima” o tempo todo, a sinergia entre eles foi perfeita, a Alboitt passou muita energia e presença de palco, o Gui foi mais introspectivo, trazendo um set perfeito para preparar a pista para o que estava por vir, a live do Bry Ortega.
Eram 3 e meia da manhã, um rapaz que estava na pista vira para o moço que estava fazendo a cobertura do evento para uma revista e pergunta “Trouxe papel e caneta? Agora é o Bry Ortega!”. Enquanto o músico subia no palco e se preparava para começar, foi gerada uma expectativa na pista, algo como o título daquele álbum da banda O Rappa, ” O silêncio que precede o esporro”. O live começa com uma explosão de batidas e melodias que deixam as pessoas na pista com sorrisos enormes nos rostos. A construção trouxe sempre elementos percussivos, um momento chave é quando ele usou baquetas em uma espécie de “Bateria eletrônica”, todos pararam para olhar. Bry Ortega esbanjou muito talento e carisma neste final de noite!
O primeiro dia da Tour estava encerrado, no outro dia, a aventura continuaria em Santos, mas antes, Bragytian nos contou sobre o que sentiu nessa experiência:
“Desde que nossa label se consolidou onde tudo começou: em Curitiba. Ficou bem evidente que o próximo passo seria deixar um marco na capital brasileira da música eletrônica, São Paulo… Isso se tornou viável com a ajuda da nossa amiga e parceira desde a primeira edição da Inverted Pyramid (antiga Desert Heat) a Betriza, que organizou a nossa primeira private showcase em São Paulo no ano passado. Fomos muito bem recebidos por várias labels e artistas bem reconhecidos na cena paulista. Neste ano com a chegada do aniversário da Betriza, aproveitamos o momento para retornar. Já com contatos estabelecidos, surgiu a oportunidade de realizar 3 eventos em 2 dias, foi um desafio que decidimos encarar e chegar com o nosso time completo e também com o nosso “padrinho” Bry Ortega encabeçando a tour, foi desafiador e cansativo, porém de fato, incrível! Fomos mais uma vez muito bem recebidos, por isso somos muito gratos! Em breve retornaremos! Aguardem!”
Bragyptian
2 de Abril de 2022, o coletivo realizou um evento pvt com alguns convidados durante a tarde em São Paulo, após cantarem parabéns para a nossa aniversariante Betriza, (ela ganhou um bolo em formato de uma CDJ) a Inverted Pyramid segue para a cidade de Santos, aonde será realizado um showcase no Cave Club. A casa vem recebendo coletivos ultimamente e é uma das principais referências da cena underground na baixada santista.
A festa começou com a DJ Polsky, entregando um warm up cheio de tracks melódicas e introspectivas. Polsky foi e é muito talentosa, ela foi a mais introvertida enquanto se apresentava, passou toda uma calma e entregou um set muito bem construído, mixagens suaves, percepção de pista, só elogios…
A pista da Cave foi enchendo aos poucos, o público era super jovem e cheio de energia, após a Polsky, o simpático Waz assumiu os decks apresentando um set rico em sonoridades melódicas. O terceiro nome a se apresentar foi o Neo Classic, o DJ construiu um mix formado por melodias cheias de groove, tocou uma Track que continha os vocais do hit “Hide U” da banda britânica Kosheen, o set teve uma ótima resposta do público que o ovacionou merecidamente. Ele também nos contou um pouco sobre como foi para ele, toda essa experiência:
“Como integrante do coletivo Inverted Pyramid, núcleo curitibano idealizado pelo artista Bragyptian, juntamente com Betriza, tive a satisfação de participar, com os nossos residentes, da incrível jornada musical no Tour em São Paulo, com 3 (três) eventos em 2 (dois) dias. Na capital paulista, apresentamos nossa musicalidade no Teatro Mars e um Show Case, com lines distribuídos entre os fundadores e residentes, com muita música eletrônica, nas vertentes techno, melodic house, melodic techno, indie dance. O último evento foi realizado na cidade de Santos/SP, no Cave Club. A receptividade que tivemos nessa tour, tanto na realização dos eventos, como nas apresentações foi algo inesquecível, com o público interagindo com nossos artistas residentes e com apresentações ao vivo de nossos convidados Adriano Nadalin e Bry Ortega.
Uma jornada inesquecível, onde além de mostrarmos nossa proposta musical, colhemos muitos insights e trocas de experiências, agregando valor inestimável aos nossos propósitos e incentivando, cada vez mais, a seguirmos nos objetivos coletivos, revelando novos artistas e residentes com o apoio de todos os integrantes e convidados em nosso primeiro Tour em São Paulo. Muito obrigado a todos os envolvidos.”
Neo Classic
Chegou a hora de Bry Ortega pegar a pista em meio a uma chuva que não intimidava nenhum pouco os Clubbers ali presentes e não tinha como, ele roubou a cena! O live performance impressionou mais uma vez pela sua singularidade sempre somada ao carisma do músico. Ele deixou um depoimento nos contando sobre como foi participar desse projeto:
“Como é incrível fazer parte do crescimento de algo que está frutificando como família.”
“Esse é o resumo de ser convidado para essa tour com meus pupilos, sim, meus mentorados, que, com excelência, estão a cada dia fazendo acontecer sua marca, sua forma de expressar, sua label Inverted Pyramid. Poder somar nesse momento com eles foi algo de extrema importância para mim como artista, pois em primeiro lugar, sabemos que nada se constrói sozinho e juntar forças com pessoas que colocam a energia certa para passar sua ideologia faz todo sentido para meu propósito. A arte é sempre exaltada por quem a conduz e esse time está fazendo isso de forma exemplar. Ao passar por São Paulo e Santos, deixamos um pouco da essência de uma label construída em família. Todos os artistas que estavam juntos fazendo parte disso tudo somaram de forma impecável com suas entregas. O que afirmo com toda a certeza é que nasce uma label que tem na sua base muita força, música de qualidade, com o foco primordial na ARTE, mas principalmente em quem conduz. Vida longa a esse time, o qual terá sempre minha benção, minha arte e meu apoio. Sucesso!”
Bry Ortega
Após o Bry, foi a vez do nosso querido Bragyptian assumir a festa! O set foi bem “pista”, muita energia boa, tracks bem groovadas, Ibrahim AKA Bragyptian é um DJ que não se limita a estilos e sabe ler bem a pista, entregando o melhor no momento exato.
Por volta das 5 da manhã, Betriza entrou em cena, mandando uma sonzera pesada, Technão pesado e groovado levando a pista para outro universo! Ela entregou um set beeeem diferente da noite anterior e deixou todo mundo contente! Ela pegou o nascer do Sol, chovia, mas o dia que estaria por vir seria ensolarado. A DJ nos contou um pouco sobre como foi realizar essa tour:
“Assim que aconteceu a minha entrada e do NeoClassic como sócios da label Inverted Pyramid, antiga Desert Heat fundada pelo Bragyptian, tivemos a ideia de reunir os artistas em São Paulo para comemorar tal evento aproveitando também o meu aniversário. Enxergamos uma grande oportunidade de realizar uma mini-tour durante o final de semana, e foi aí que lançamos o desafio para os artistas do coletivo. Realizar 3 festas em 2 dias. Além disso, estendemos o convite ao Bry Ortega que é meu mentor e do Bragyptian, para que se apresentasse de forma inédita em São Paulo através da label. Assim surgiu a SP TOUR Inverted Pyramid com Show case na Cave Santos, Teatro Mars e no evento privado apoiado pela Beck’s. Nos 3 eventos, os artistas da label se revezaram e tiveram a oportunidade de entregar uma experiência sonora única e de qualidade para o público.
Os desafios de logística e produção foram superados facilmente com a energia que cada artista emanou durante o projeto.
A maior felicidade para mim, foi ver os residentes da label realizados com suas estreias em SP, e criar essa ponte Cwb-SP foi sempre o que almejei fazer.
Além disso, receber artistas, professores e mentores que admiro tanto na minha casa, foi algo especial e inesquecível. Criamos uma atmosfera única, intimista, quase que familiar entre todos que compareceram, e é o tipo de relação que quero construir ao longo da minha jornada.”
Betriza
Bragyptian e Polsky tinham a missão de encerrar a Tour, tocando Technão 4×4, pesado, eles fizeram um b2b de respeito. Havia pouca gente na pista, mas parecia que a casa estava toda cheia, pois todos dançavam muito.
A tour havia encerrado e o coletivo subiu a serra para mais tarde voltar para Curitiba. Esse foi o primeiro grande movimento que a Inverted Pyrimid fez em SP. Trouxeram toda aquela energia e sofisticação que os curitibanos têm quando o assunto é música eletrônica. A capital paranaense sempre teve um gosto refinado, uma preferência pelo conceitual.
O próximo evento da Inverted, será no dia 11/06 em sua cidade, mais precisamente no famoso Club Vibe. Vai se chamar “Ella Whatt by Inverted Pyramid”, LINE UP:
Ella Whatt
19 Sines
Black Rose
Bragyptian (B-day set)
Vip Room: Elói Carraro — John Haste — Polky — Waz