special m capa

DESTAQUE | SPECIAL M: A história de amor e sucesso que nasceu em um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo

Um encontro de amantes um do outro e da e-music, Special M é sem dúvida uma das atrações mais aclamadas do cenário nacional, pois fpi no Festival Universo Paralello que Diane Y Fernandez Sato (Guadalajara, México), a DJ Moon, e o talentosissímo DJ MACK
(Mack Yoshio Sato – São Paulo/SP), se conheceram e hoje são um casal que leva esse amor todo para sua legião de fãs nos festivais da cena.

A dupla que já estabeleceu seu trono entre os fãs do psytrance no Brasil nos conta um pouco dessa relação que une amor e muito profissionalismo, trazendo uma identidade inovadora pra cena e inriquecendo-a com suas diversas produções.

A Colors DJ perguntou sobre música, inovação, perspectivas de futuro e sobre o segredo que faz essa dupla tão sensacional continuar no topo e é isso que trazemos para vocês agora. Confira agora essa super entrevista:

Sabemos que vocês iniciaram o projeto SPECIAL M após se conhecerem no Universo Paralello. Conte pra gente um pouco dessa época, nos últimos anos que antecederam a estreia do duo?

Nos conhecemos no ano de 2009, a Moon veio pela primeira vez no Brasil para tocar no Universo Paralello e Eu, Mack, toquei em todos os Universos Paralellos desde o primeiro, então foi um encontro de almas no lugar certo no momento certo. Naquele tempo, Moon já era a DJ MOON, e eu tinha meu projeto solo como Mack. Mas o Special M nasceu bem depois, em 2015.

“…algumas pessoas acham que nosso projeto é um pouco fora da cena psy trance, mas isso não é de todo ruim para nós, é legal sair um pouco da caixinha…”– SPECIAL M.

A sonoridade apresentada por vocês sempre foi a frente do tempo, quando se trata da cena em que vocês representam. Como foi no início surgir com um som tão diferente do habitual?

Exatamente isso: a gente desde o começo do projeto se arriscou na hora de fazer as músicas. Como a gente já tinha nossos projetos solo consolidados, nos sentimos livres para experimentar novos sons, e uma nova identidade visual. Nesse ano da criação do Special M, estavam nascendo projetos novos muito interessantes e vimos a oportunidade de apresentar para o público uma experiência nova, pois entendemos que essa nova geração era muito mais cabeça aberta e deu certo. Agora, o Special M é o nosso projeto principal, colocamos toda nossa energia em criar e continuar inovando.

Os pontos positivos são o reconhecimento pela nossa originalidade. Já os pontos negativos são que algumas pessoas acham que nosso projeto é um pouco fora da cena psy trance, mas isso não é de todo ruim para nós, é legal sair um pouco da caixinha.

Descrevendo de forma mais técnica, como vocês definem o estilo e som de vocês?

Nosso som é o trance psicodélico, temos música que oscila dentro dos subgêneros do trance, com colaborações com Maramba 180 bpms, até offbeats melódicos em 136. Nosso estilo é livre e escrevemos música conforme nos sentimos no momento.

Hoje em dia é completamente diferente, eu mesmo já entrevistei vocês pessoalmente na última edição do UP (pela DJANE MAG BRASIL) e foi uma grande surpresa pra mim na época, ver que eu deveria esperar vocês darem a atenção merecida para aquela fila enorme que só queria falar, tirar fotos e agradecer vocês pela apresentação cheia de energia que vocês entregaram. Foi incrível aquele momento. Lembram desse dia? Quais as expectativas para a volta pós-pandemia do UP nesse final de ano?

Lembramos bem da entrevista após nossa apresentação no UP. Primeiramente, nossos fãs são o mais importante para nosso projeto, tentamos sempre dar toda a atenção merecida, temos nosso grupo de fãs Special M FC no whatsapp, onde falamos todo dia com eles, temos uma relação super especial com nosso público. Tentamos conhecê-los mais a fundo e também participar do dia a dia deles. Então, aquele dia foi lindo quando descemos do palco e nossos Specials estavam lá. Nossas expectativas para o próximo UP: primeiro é um sonho realizado voltar para esse palco depois da pandemia. Foi um tempo muito difícil para nossa indústria e saber que estamos de volta é uma benção. Então, aproveitamos o máximo.

Além do UP, vocês têm um currículo gigantesco quando se fala de selos importantes que já se apresentaram, tais como: XXXperience, Playground, Universo Paralello, Green Valley e muitos outros. O que de mais diferente vocês observaram rodando todo Brasil, que é um país gigante e cheio de diferentes culturas, mas que de certa forma existe uma diferença no público de cada cantinho do Brasil?

Adoramos rodar o Brasil, primeiro porque é um país do tamanho de um continente. Do Norte ao Sul é totalmente diferente. Desde a comida, linguagem, clima e gostos. Faz pouco tempo, tivemos a oportunidade de ir à Manaus, na Amazônia e ficamos impressionados com a beleza natural de lá. Como também amamos a cidade e o público de São Paulo e Rio de Janeiro. O Sul é incrível e nas serras gaúchas parece que você está na Europa. Temos sorte que a festa rave normalmente é open air. Isso faz com que a gente consiga conhecer lugares pela sua natureza, como por exemplo, bosque, fazenda, rio, praia, cachoeira etc. Já rodamos bastante.

Fora de terras brasileiras, vocês também já se apresentaram na Áustria, França, Suíça, Alemanha, Japão e México. Em relação a entrega e sonoridade mais futurista de vocês, como é a recepção fora do Brasil?

Sim, as turnês internacionais são muito importantes para qualquer artista. É muito inspirador conhecer lugares, culturas, públicos, voltar para casa cheio de essa experiência e fazer novos sons. Sempre fomos muito bem recebidos em outros países, mas é só colocar o pé fora que você já fica com saudades do público brasileiro.

“…criamos um projeto que mistura teatro, música clássica, coisas que já estavam no nosso background…” – SPECIAL M.

A identidade que vocês entregam como dupla é bem diferente da que vocês apresentam na carreira solo, isso foi algo bem pensado e planejado ou foi surgindo naturalmente?

No começo do projeto, não sabíamos que ele decolaria desse jeito, mas queríamos diferenciar nossos projetos solo, então, criamos um projeto que mistura teatro, música clássica, coisas que já estavam no nosso background e a cor do cabelo não veio nas primeiras apresentações, foi só depois que pensamos nisso. Foi se formando pouco a pouco.

Com mais de 16 anos de história, vocês já entregaram quatro álbuns lançados: Special M (2017), Triple M (Em parceria com Mandragora 2017), Desigual (2019), The Key of Happiness (2020) e mais de dezoito singles e EPs. Como é o processo criativo da dupla e como na prática vocês se dividem em cada projeto que se inicia?

Na verdade, o Special M este ano faz 7 anos de carreira, Mack toca há 23 anos e Moon há 17 anos, mas o Special M nasceu 5 anos depois que nós estávamos junto como um casal. No começo, não queríamos misturar nossa vida pessoal com a profissional, então, foi uma escolha madura quando decidimos criar o projeto. Sim, temos muita música, mais de 75 músicas (risos), mas nosso dia a dia é bem organizado. Acordo para almoçar e partir para estúdio até a noite. Então, conseguimos organizar bem nossos tempos para produzir. Normalmente, escolhemos um tema ou um ponto de partida e, a partir disso, vamos construindo a música, e como somos duas cabeças, sempre estamos fazendo chuva de ideias, ou seja, nunca para.

Um duo de um casal real oficial como vocês e que tem tantos anos fazendo o sucesso e conquistando tanto por muito tempo. Existe algum outro? Fale dessa relação profissional e afetiva que se misturam de forma tão complementar para quem está vendo de fora?

Eu não sei se existe outro, mas deve de existir com certeza. No começo, era complicado parar de falar do trabalho para ter nosso tempo de casal “normal”, mas somos muito disciplinados. Aprendemos a criar tempo para nós e para o trabalho. Separar quando temos responsabilidades de trabalho e quando estamos curtindo. Mas, é incrível poder compartilhar essa paixão pela música com sua outra metade. Aproveitamos muito quando saímos para os eventos, as viagens, as comidas e as experiências em geral.

“Eu, Moon, sou super empolgada, ansiosa, tenho muita energia dentro de mim. Já ele, o Mack, é muito calmo e maduro…” – SPECIAL M.

Vocês são um belo exemplo de mistura e diversidade que resulta em muita alegria e entrega. Existe entre vocês, mais ou menos, diferenças para que tudo isso funcione no dia a dia?

Sim, somos totalmente diferentes de personalidade. Eu, Moon, sou super empolgada, ansiosa, tenho muita energia dentro de mim. Já ele, o Mack, é muito calmo e maduro. Ele não se preocupa por coisas que nem aconteceram, então, com certeza, nos complementamos. Isso ajuda a tomar melhores decisões .

No ano de 2021, vocês emplacaram o #1 no Beatport com a track “Keep Moving”. Foi bem durante a pandemia, tem um plus adicional por isso, por ser bem uma época em que ainda não estavam rodando de forma “normal” todos os festivais como era antes da pandemia. Como vocês resumem essa conquista pensando nesse detalhe pandêmico?

Nos consideramos muito afortunados. Mas tem o fator que ainda ficamos trancados em casa. Nunca paramos a comunicação com nosso público, a gente fez lives, eventos online, lançamos continuadamente música que nunca havíamos testado na pista. A gente tentou não se abalar e continuar nosso trabalho do jeito que dava, então isso ajudou a manter o público focado na gente. 

Poucos sabem, mas vocês têm um grande conhecimento da música clássica. O quanto isso influencia no trabalho de vocês? 

É importantíssimo saber música para um produtor. Muita gente acha que é aprender sobre software de computador e começar por ali, mas a verdade é que ter conhecimento de música é  mais importante que o programa de onde você vai trabalhar. Saber escalas, harmonia, arranjos, tocar algum instrumento facilita muito na hora de ser diferente, saber criar coisas que estão na sua cabeça.

Estamos próximos de finalizar o ano de 2022 e nesses meses que estão por vir. Quais novidades vocês podem nos contar neste momento final da entrevista?

Bom, estamos com uma agenda bem gordinha para rodar o Brasil de Norte a Sul e tem lançamento de música todo mês. Fechamos nosso ano no Universo Paralello tocando no palco principal. 

Moon, queremos te pedir pra deixar uma mensagem especial para seu companheiro Mack?

A que posso falar para a pessoa que está do meu lado todos os dias? Eu te amo muito, você é meu companheiro e meu melhor amigo. Este ano, fizemos 10 anos de casamento e espero que façamos muitos mais.

Mack, também queremos ter um registro dessa mensagem especial para sua Moon?

Quero falar que te amo muito e sou muito afortunado de ter você junto a mim.

Aqui deixamos um espaço para vocês falarem para todas as pessoas que amam o trabalho espetacular do Special M e para quem ainda não conhece esse projeto.

Obrigado ao nosso maravilhoso fã clube. A todos meus specials dentro e fora do brasil, vocês sabem quanto carinho tenho por vocês, espero que estejamos juntos por muitos e muitos anos.

E para quem não conhece ainda gostaríamos de convidar vocês pessoalmente a terem uma experiência com a gente. Vocês vão se divertir muito, somos pessoas do bem apaixonadas pela música. Escutem-nos em qualquer plataforma de streaming quaisquer músicas que gostem.

Conheça mais deste duo incrível acessando agora mesmo o link geral do Special M.

COMPARTILHE:

Instagram