COLUNA | PALAVRIADO: Se passar por hétero

Homens gays em algum momento ou constantemente tem que “se passar” por hétero. Aí você me pergunta: o que é “se passar” por hétero? É assim, as pessoas de modo geral têm uma expectativa de comportamento e/ou uma ideia comum do que é um homem hétero, então quando um homem gay corresponde a essa expectativa ou se parece com essa ideia comum de homem hétero, ele “se passa” por hétero. Isso é confuso, contraditório e para muitos não faz sentido, porém, talvez não seja tanto assim. Vamos falar sobre isso!

 

Na coluna anterior, eu escrevi sobre os modelos de masculinidades, lá eu falei que há um modelo mais comum de masculinidade, o qual se estabeleceu como o padrão-normativo, é uma referência explícita e recomendada para todos os homens. A maior parte dos homens tem características comuns entre eles: pelos pelo corpo, corpos fortes, trejeitos robustos, rejeitam comportamentos que expressam sensibilidade, delicadeza, fragilidade, buscam mostrar frequentemente uma personalidade ativa, cheia de vigor e potência sexual (predação sexual). Esse modelo masculino é atribuído ao homem hétero, por isso qualquer homem que tenha essas características é visto como homem hétero, mesmo ele sendo um homem gay. Certamente, muitos de nós, homens gays, já ouvimos aquela tenebrosa frase: “mas, você não parece gay”. As pessoas dizem isso justamente porque tem em mente esse modelo de masculinidade heterocentrado.

 

Vale dizer que não existe uma masculinidade natural para homens héteros e uma para homens gays, como eu disse na coluna anterior, existem modelos plurais. Logo, pode haver homens héteros delicados, sensíveis, com estruturas corporais diversas, com pelos aparados e sem barba e outras características que geralmente não são atribuídas aos homens héteros. Ele vai continuar sendo hétero. A mesma coisa acontece com homens gays. Não é porque o homem expressa sensibilidade, delicadeza, fragilidade, gosta de elementos do universo atribuído ao feminino que ele é gay.

 

Diante disso, vamos retomar o assunto, muitos homens gays em certas ocasiões assumem rigorosamente as características de masculinidade de um modelo heterocentrado para não sofrer com chacotas, exclusão de grupos, agressão física, enfim, variados tipos de violências. Muitos homens gays “se passam” por hétero para poder serem aceitos por suas famílias, para poder fazer parte de um grupo de amigos, para se relacionar com os colegas de trabalho, para obter relações cordiais e afetuosas. Muitos homens gays “se passam” por hétero para ser desejados, pois o modelo heterocentrado é o mais desejado.

 

Exemplos: na escola, às vezes, mesmo não querendo, meninos praticam esportes como o futebol para não sofrerem represálias por parte dos outros meninos. Na família, às vezes, meninos e homens não fazem o serviço doméstico para não serem repreendidos. Na balada, às vezes, homens mais parecidos com o modelo padrão heterocentrado tem preferência no flerte.

 

Frequentemente muitos homens gays invisibilizam a sua identidade gay por causa das constantes violências a que estão expostos. “Se passar” por hétero é se proteger, se preservar e obter privilégios.

 

 

Caso você queira ler um material mais completo e amplo, eu indico a minha dissertação de mestrado, disponível no Banco de Teses da EACH/USP.

Compartilhe:
Instagram
Para Você

Posts Relacionados

EVENTOS | VIBRA FEST MUSIC: A música como ponte entre o corpo e a emoção chega à capital paulista

Esqueça os eventos que você já conhece. A cena eletrônica paulistana está prestes a ganhar uma nova frequência. No dia 17 de maio, nasce oficialmente a Vibra Fest Music, um

ENTREVISTA | REMIX INÉTIDO E PODCAST: Cau Bartholo lança novos projetos e exalta suas raízes amazônicas

Com uma trajetória marcada pela autenticidade e pioneirismo, Cau Bartholo é referência quando o assunto é diversidade na música eletrônica. Atuando como DJ, cantora, atriz, apresentadora e produtora, ela celebra

LANÇAMENTOS | Bruna Strait lança “Samba” e transforma suas raízes brasileiras em um hino eletrônico

Som da promissora DJ e produtora brasileira chegou nesta sexta-feira pela Parade Records, do Dubdogz Bruna Strait, uma das DJs mais promissoras da cena eletrônica brasileira, acaba de lançar a

LANÇAMENTOS | O álbum de remixes “ASK THAT GOD (REMIXES)”, do Empire Of The Sun já está disponível

O inimitável Empire of the Sun expande o universo de “Ask That God”, seu aclamado quarto álbum, com um disco de remixes de seis faixas, lançado hoje pela EMI AUS/Capitol Records. A

EVENTOS | Posh Club recebe a primeira apresentação de “Something Else”, novo projeto de Alok

A Posh Club recebe, com exclusividade, a primeira apresentação no Brasil  de “Something Else”, o novo projeto de Alok, que recentemente revelou esse novo pseudônimo para explorar as vertentes mais